IDENTIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES MIOFUNCIONAIS OROFACIAIS EM PACIENTE QUE APRESENTA QUEIMADURAS DE FACE E DA REGIÃO CERVICAL: UM ESTUDO DE CASO

  • Milena Silva Vieira
  • Carmen das Graças Fernandes

Resumo


As queimaduras estáo entre as principais causas externas de morte registradas no Brasil. Na Bahia, estima-se que ocorrem três mil casos de queimaduras por ano. Estas quando ocorrem na regiáo de cabeça e pescoço, levam ao paciente queimado graves alterações estruturais, funcionais, emocionais e estéticas, podendo prejudicar sua vida social e afetiva. Objetivo: Identificar as possíveis alterações miofuncionais orofaciais de uma paciente com queimadura de terceiro grau na face e regiáo cervical. Procedimentos: A amostra foi composta por um paciente que sofreu queimaduras de face e regiáo cervical. Para a coleta dos dados da história clínica foi aplicado o Protocolo MBGR e para a avaliaçáo fonoaudiológica o Protocolo de Avaliaçáo em Pacientes Queimados de Face e Pescoço. Resultados: Foram encontradas alterações da mímica e da expressáo facial, na rotaçáo e extensáo do pescoço, na mastigaçáo, deglutiçáo, articulaçáo da fala, respiraçáo, alteraçáo no tempo máximo de fonaçáo com média na relaçáo s/z de 1,52. Ressalta-se que a mobilidade da língua está preservada e que náo foi encontrada alteraçáo vocal nem na medida da abertura bucal. Conclusáo: Foram encontradas alterações miofuncionais orofaciais no caso estudado conforme o que é descrito na literatura.
Palavras-Chave: Queimaduras; Cabeça; Pescoço; Fonoterapia

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-09-2011
Como Citar
VIEIRA, M. S.; FERNANDES, C. DAS G. IDENTIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES MIOFUNCIONAIS OROFACIAIS EM PACIENTE QUE APRESENTA QUEIMADURAS DE FACE E DA REGIÃO CERVICAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Extensão & Sociedade, v. 2, n. 3, 16 set. 2011.