PERCEPÇÕES SOBRE A OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIOS MIOFUNCIONAIS OROFACIAIS APÓS CIRURGIA ORTOGNÁTICA - RELATO DE CASO

  • Carolle Piedade de Souza
  • Carmen das Graças Fernandes

Resumo


A correçáo da má oclusáo, pelo tratamento ortodôntico aliado à cirurgia ortognática, nem sempre resulta na adequaçáo das estruturas miofuncionais orofaciais. Frequentemente é necessário intervençáo fonoaudiológica para obtençáo da funcionalidade do sistema estomatognático. O encaminhamento para o fonoaudiólogo e a adesáo ao tratamento dependem da percepçáo da equipe de cirurgia ortognática e do paciente no que se refere aos distúrbios miofuncionais orofaciais, e de suas repercussões na estabilidade do tratamento ortodôntico. Objetivo: Relatar as percepções de um paciente a respeito dos distúrbios miofuncionais orofaciais após cirurgia ortognática em um caso de correçáo de Classe II. Procedimentos: Sujeito do sexo feminino, selecionado por conveniência, 38 anos, submetido há 5 meses à cirurgia ortognática devido à má oclusáo de Classe II de Angle. A participante náo foi encaminhada para avaliaçáo ou terapia fonoaudiológica e foi convidada a participar da pesquisa após consentimento de sua Ortodontista. Foi aplicado um questionário para verificaçáo da percepçáo da paciente quanto às mudanças na estética e nas funções estomatognáticas e foi realizada uma avaliaçáo da motricidade orofacial, considerou-se a história clínica e os achados odontológicos. Resultados: A paciente revelou-se satisfeita com os resultados do tratamento ortodôntico-cirúrgico e, mesmo apresentando sinais como escape de saliva durante o sono, náo tinha consciência das alterações fonoaudiológicas. Apesar da satisfaçáo e expectativa suprida da paciente quanto à estética facial foram verificadas alterações quanto à mobilidade, tonicidade das estruturas do sistema estomatognático, da fala, mastigaçáo e deglutiçáo. De acordo com o seu relato, ela e a equipe de Ortodontia náo percebiam as alterações identificadas na avaliaçáo fonoaudiológica. Conclusáo: Os resultados demonstram que náo havia consciência quanto aos distúrbios miofuncionais orofaciais por parte da paciente e que a adaptaçáo miofuncional nem sempre ocorre
apenas como resultado do tratamento ortodôntico e da cirurgia ortognática. Náo questiona-se a competência da equipe de cirurgia ortognática, a qual consideramos de excelência, entretanto, salientamos que é necessário a divulgaçáo da atuaçáo fonoaudiológica nesses casos para as equipes de Ortodontia e de Cirurgia Bucomaxilofacial.
Palavras-Chave: Fonoaudiologia; Má oclusáo; Sistema Estomatognático

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
16-09-2011
Como Citar
DE SOUZA, C. P.; FERNANDES, C. DAS G. PERCEPÇÕES SOBRE A OCORRÊNCIA DE DISTÚRBIOS MIOFUNCIONAIS OROFACIAIS APÓS CIRURGIA ORTOGNÁTICA - RELATO DE CASO. Revista Extensão & Sociedade, v. 2, n. 3, 16 set. 2011.