ROCK’N ROLL: DESPERTANDO PARA A MÚSICA.

Autores

  • Sthela Cristina de Medeiros Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música PIBID Música UFRN
  • Aristóteles Lean da Silva Nascimento Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música
  • Davi Jefte Dantas dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música
  • Gesiel Farias da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música
  • Igor Wanderley de Oliveira Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música
  • Valéria Lázaro de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n1ID11946

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, PIBID Música, Educação Musical, Rock`n Roll

Resumo

Como desdobramento de um trabalho publicado anteriormente, buscando refletir sobre as estratégias utilizadas no Ensino da Música na Educação Básica, a partir do diagnóstico de que os alunos tinham contato com a música apenas como ouvintes, a supervisora, juntamente com os bolsitas do PIBID/Música – UFRN, (re) planejaram e aplicaram o projeto “Rock`n Roll: despertando a expressão e criatividade musical dos alunos”. O público alvo foram três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Cristina Ozório Tavares. Tivemos como principal objetivo relatar a experiência do fazer musical no estilo Rock`n Roll, refletindo sobre a prática pedagógico-musical. Iniciamos assistindo e discutindo, através de um questionário, o filme “Escola de Rock”. Depois decorremos a estudar os principais instrumentos musicais do estilo. Os participantes exploraram seus corpos e objetos ao praticarem percussão corporal e jogo de copos e mão, e até criaram uma coreografia ritmada com os conhecimentos adquiridos numa das músicas símbolo do Rock`n Roll intitulada “We Will Rock You”. Assim, foram mudando a postura de apenas ouvintes passivos para exploradores sonoros, numa infinidade de estratégias que desenvolveram elementos musicais como percepção de diferentes estilos, ritmo e melodia, como também expressão e criatividade. Os alunos entenderam que existem muitos estilos de músicas, que o Rock`n roll era para desafiar o homem. Aprenderam que, para fazer música não dependemos exclusivamente de instrumentos convencionais, podemos utilizar o próprio corpo, ou objetos do cotidiano. Aprenderam também a utilizar a música em benefício individual e coletivo, e a respeitar gostos e estilos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sthela Cristina de Medeiros Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música PIBID Música UFRN

Escola de Música

Educação Musical

Aristóteles Lean da Silva Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música

Escola de Música

Educação Musical

Davi Jefte Dantas dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música

Escola de Música

Educação Musical

Gesiel Farias da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música

Escola de Música

Educação Musical

Igor Wanderley de Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música Licenciatura em Música

Escola de Música

Educação Musical

Valéria Lázaro de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música

Escola de Música

Educação Musical

Downloads

Publicado

08-11-2017

Como Citar

DE MEDEIROS GOMES, S. C.; DA SILVA NASCIMENTO, A. L.; DANTAS DOS SANTOS, D. J.; DA SILVA, G. F.; DE OLIVEIRA ROCHA, I. W.; DE CARVALHO, V. L. ROCK’N ROLL: DESPERTANDO PARA A MÚSICA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 21–30, 2017. DOI: 10.21680/2178-6054.2017v8n1ID11946. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11946. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos