ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES NO PIBID: EXPERIMENTANDO COM AS PROPRIEDADES DO AR

Autores

  • Rubens Ferreira de Paiva Junior
  • Hugo Robert Silva de Oliveira
  • Anaily Raissa da Silva
  • Thiago Emmanuel Araújo Severo Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-3558-0530

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n1ID11950

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Experimentação, Propriedades do Ar, PIBID, Interdisciplinar

Resumo

A educação científica tem tomado como meta aproximar os estudantes de modelos explicativos dos fenômenos naturais a partir de práticas e métodos científicos, assim como da problematização do cotidiano. O trabalho com aspectos conceituais em sala de aula é facilitado ao aproximar as idéias e modelos que os alunos já sabem com a possibilidades de manipulação experimental. Seguindo essa perspectiva, desenvolvemos uma atividade didática com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que tem como foco trabalhar experimentalmente conceitos relacionados às propriedades do ar, de forma que dialogue com suas curiosidade e criatividade. O objetivo da atividade foi desenvolver a compreensão da existência do ar, seus efeitos e propriedades por meio de experimentos simples. A atividade foi desenvolvida em três etapas, cada uma equivalente a um momento. Essas etapas foram subdivididas em 1) introdução; 2) debate/reflexão - discussão com os alunos, em formato de fórum; e um momento de 3) experimentação. As estratégias e recursos que usamos foram atividades informativas, expositivas, debates, experiências sobre existência do ar e suas propriedades. Com o material presente nas exposições, apresentações dialogadas e experimentos, houve condições para que o aluno pudesse pensar sobre alguns aspectos das práticas das ciências, através do diálogo entre teoria e observações de fatos, construção de hipóteses, registro de dados e argumentação. Ao longo da atividade os alunos puderam identificar a composição do ar junto com suas propriedades, diferenciar e relacionar as noções de ar e vento e verificar a importância do oxigênio para a vida na terra. Ao final da nossa intervenção foi solicitado aos alunos que realizassem uma produção textual que sintetizasse a importância do ar e suas propriedades para a manutenção da vida na Terra, como instrumento formativo. Nossa experiência com a prática experimental e argumentativa das ciências no ambiente escolar, principalmente quando aproximada de questões problematizadoras, faz acreditar que esses espaços são estratégicos para o desenvolvimento de práticas socioambientais e de uma visão crítica sobre os processos de manutenção da vida no nosso planeta, já que exerce influência na construção de valores e estimula o exercício da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Emmanuel Araújo Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Biólogo (licenciado e bacharel) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculado ao departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). É membro do Grupo de Estudos da Complexidade - GRECOM (UFRN) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Cultura (UFRN), além de manter parceria ativa com os grupos de pesquisa GRECOMVIDA (UEPB) e História, Cultura e Ensino (UEPB). Atua na área de Educação, tendo como foco o ensino e a aprendizagem das ciências e da biologia. Pesquisa sobre estratégias de pensamento, métodos de ensino/aprendizagem e formação de professores, com ênfase nos seguintes temas: educação e experiência; diálogo de saberes e expressões da cultura na educação científica; perspectivas transdisciplinares; pensamento complexo; ensino investigativo (Inquiry-Based Science Education); argumentação; jogos didáticos e aprendizagem colaborativa em espaços híbridos universidade/escola. É coordenador do PIBID/UFRN - subprojeto Interdisciplinar (envolvendo estudantes dos cursos de licenciatura em química, física e biologia) e colaborador do LIFE/UFRN - Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores.

Downloads

Publicado

08-11-2017

Como Citar

PAIVA JUNIOR, R. F. de; OLIVEIRA, H. R. S. de; SILVA, A. R. da; SEVERO, T. E. A. ESTRATÉGIAS INTERDISCIPLINARES NO PIBID: EXPERIMENTANDO COM AS PROPRIEDADES DO AR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 31–40, 2017. DOI: 10.21680/2178-6054.2017v8n1ID11950. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/11950. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos