AÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS EDUCATIVAS EM CRIANÇAS RESPIRADORAS ORAIS DA ESCOLA MARIA DE LOURDES RIBEIRO JEREISSATI
Resumo
A respiraçáo é fundamental para o ser humano, pois permite a sua sobrevivência, tendo como funçáo fundamental o crescimento e desenvolvimento craniofacial e o funcionamento das demais funções estomatognáticas adequadas. Quando náo ocorre a passagem do ar pelo nariz, a respiraçáo se torna oral, trazendo malefícios para a saúde do indivíduo. Objetivo: Desenvolver ações fonoaudiológicas educativas para uma adequaçáo do padráo respiratório em crianças da Escola Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati. Metodologia: O estudo do tipo longitudinal e quantitativo teve a amostra composta por 36 crianças, de ambos os gêneros e com faixa etária de 09 a 12 anos de idade. Para a coleta de dados, foi aplicado um Protocolo de Avaliaçáo da Motricidade Orofacial seguido do desenvolvimento de duas oficinas educativas e posterior foi reaplicado o mesmo protocolo para identificaçáo de alguma alteraçáo. Resultados: Após as ações educativas foi possível constatar melhora principalmente em relaçáo à reduçáo dos hábitos orais, onicofagia e sucçáo digital, com cerca de 3% e quanto à postura corporal também com reduçáo de 11%. Acredita-se que os demais achados náo evoluíram satisfatoriamente por se tratar de um treinamento muscular específico que requer um maior tempo de trabalho. Conclusáo: A respiraçáo oral como processo que pode ser ocasionado por diversas causas, entre elas os fatores orgânicos e os hábitos orais deletérios, traz como consequência uma má qualidade de vida, necessitando e certamente se beneficiando de ações educativas e ainda de um trabalho de uma equipe multidisciplinar para minimizar e/ou eliminar essas alterações.Palavras-Chave: Fonoaudiologia, Respirador Oral, Promoçáo da Saúde.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
21-09-2011
Como Citar
LOPES, G. C. D.; CAPISTRANO, S. de F. S. AÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS EDUCATIVAS EM CRIANÇAS RESPIRADORAS ORAIS DA ESCOLA MARIA DE LOURDES RIBEIRO JEREISSATI. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1201. Acesso em: 25 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos