PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE MOTRICIDADE OROFACIAL: ANÁLISE DOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA NO PERÍODO DE 2010

  • Fernando Augusto Pací­fico
  • Thales Rafael Correia de Melo Lima
  • Aline Vanessa Monteiro Silva
  • Christiane Maria Oliveira Cabral
  • Hilton Justino da Silva

Resumo


O congresso brasileiro de Fonoaudiologia é um evento anual, que teve início em 1982 na Pontifícia Universidade Católica de Sáo Paulo (PUC-SP), no qual uma dos principais objetivos é divulgar a produçáo científica e tecnológica nacional e internacional. Objetivo: Analisar a produçáo científica na área de motricidade orofacial do congresso brasileiro de Fonoaudiologia no ano de 2010.Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com dados coletados nos anais da categoria sessáo de pôsteres na área de motricidade orofacial no congresso brasileiro de Fonoaudiologia no ano de 2010, disponível no endereço eletrônico da sociedade brasileira de Fonoaudiologia: http://www.sbfa.org.br . O material constituiu um banco de dados (montado em formato Excel, versáo Excel 12.0) contendo: número de resumos publicados, temáticas propostas e tipo de estudo. Resultados: Foram publicados foi de 139 resumos na área de motricidade orofacial; Quanto à temática proposta, foram observados diversos temas relacionados à motricidade orofacial, no entanto, os temas mais freqüentes foram: atendimento a neonatos (16,55%), fissura lábio e/ou palatina (7,91%), disfunçáo temporomandibular (5,76%), eletromiografia (5,04%), além de outros temas como paralisia facial, trauma de face, cirurgia ortognatica, queimaduras de cabeça e pescoço, estética, antropometria, bruxismo, apneia e ronco dentre outras; Por fim, foi observado que 19,42% dos estudos sáo do tipo trabalhos de pesquisa, 19,42% estudos de caso e 7,2% revisões de literatura.Conclusáo: Com base nos dados coletados pode-se perceber que há um vasto número de temas estudados, o que reflete uma tendência asubcategorizaçáo de especialidades na área. Além disso notou-se que a grande preferência apelos estudos de pesquisa ainda predomina no meio científico, assim com os estudos quantitativos.
Palavras-Chave: Fonoaudiologia, Sistema Estomatognático, Revisáo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-09-2011
Como Citar
Pací­ficoF. A.; LIMA, T. R. C. DE M.; SILVA, A. V. M.; CABRAL, C. M. O.; SILVA, H. J. DA. PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE MOTRICIDADE OROFACIAL: ANÁLISE DOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE FONOAUDIOLOGIA NO PERÍODO DE 2010. Revista Extensão & Sociedade, v. 2, n. 3, 22 set. 2011.