PIBID-UFRN: HORIZONTE E DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INCLUDENTE E DE QUALIDADE

Autores

  • Cynara Teixeira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Lucrécio Araújo de Sá Júnior Prof. DPEC/CE/UFRN
  • Marta Aparecida Garcia Gonçalves UFRN
  • Grinaura Medeiros de Morais UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n1ID12066

Palavras-chave:

Formação de professores. Iniciação à Docência. PIBID.

Resumo

O presente artigo reflete criticamente sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), implantado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2007 e reconhecido institucionalmente como uma importante iniciativa para o fortalecimento dos cursos de licenciatura e elevação da qualidade da formação docente inicial. Balizar o horizonte e desafios desse projeto requer um olhar retrospectivo e prospectivo simultaneamente. Para tanto, são procedidas análises acerca das ações almejadas para se alcançar o êxito desejado na formação de professores para atuar na educação básica; das dificuldades encontradas e dos desafios instaurados a partir dessas; das metas e resultados vislumbrados; e dos próximos passos a serem trilhados. Constata-se a necessidade de consolidação do projeto no âmbito da instituição bem como de reflexões acerca do papel do PIBID-UFRN na política institucional de professores, a qual deve ser assumida como absoluta prioridade por todos os atores sociais envolvidos com a educação.

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Biografia do Autor

Cynara Teixeira Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. DFPE/CE/UFRN

Doutora em Psicologia

Lucrécio Araújo de Sá Júnior, Prof. DPEC/CE/UFRN

Prof. DPEC/CE/UFRN

Marta Aparecida Garcia Gonçalves, UFRN

Profa. DLET/CCHLA/UFRN

Grinaura Medeiros de Morais, UFRN

Profa. CERES/UFRN

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Publicado

08-11-2017

Como Citar

RIBEIRO, C. T.; SÁ JÚNIOR, L. A. de; GONÇALVES, M. A. G.; MORAIS, G. M. de. PIBID-UFRN: HORIZONTE E DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO INCLUDENTE E DE QUALIDADE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 113–121, 2017. DOI: 10.21680/2178-6054.2017v8n1ID12066. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/12066. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos