OS EFEITOS CARDIORRESPIRATÓRIOS E NA QUALIDADE DE VIDA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM HIPERTENSOS

Autores

  • ANA PAULA DE ARAÚJO SOUZA
  • KARLA LUCIANA MAGNANI

Resumo

A hipertensáo arterial sistêmica (HAS) é reconhecida como um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares e primeira causa de morte nos países industrializados e no Brasil. Estima-se que entre 22,3% e 43,9% da populaçáo adulta apresentem valores elevados de pressáo arterial sistêmica. O aparecimento da hipertensáo é favorecido pelo excesso de peso, sedentarismo, elevada da ingestáo de sal, baixa ingestáo de potássio e consumo excessivo de álcool. O tratamento náo-medicamentoso mais comumente utilizado para a diminuiçáo da hipertensáo arterial sistêmica é a prática de exercícios físicos, que além de reduzir os níveis pressóricos arteriais sistêmicos, podem reduzir, consideravelmente, o risco de doença arterial coronária, acidentes vasculares cerebrais e mortalidade em geral. O objetivo do presente estudo foi descrever o perfil de qualidade de vida e analisar os efeitos cardiorrespiratórios da prática de exercício físico em portadores de hipertensáo arterial sistêmica. O presente estudo tratou-se de um estudo transversal e observacional. Participaram da presente pesquisa 10 portadores de hipertensáo arterial sistêmica em tratamento anti-hipertensivo,de ambos os sexos, que praticavam alguma atividade física regular (mínimo de três vezes por semana) em uma Unidade Básica de Saúde do Município de Maringá, Paraná, há pelo menos dois a três meses (grupo estudo), comparados a 10 hipertensos sedentários (grupo controle), de ambos os sexos. Os parâmetros avaliados foram: questionário de qualidade de vida (Minichal); teste de funçáo pulmonar (espirometria); avaliaçáo da força dos músculos respiratórios e a tolerância aos esforços submáximos (teste da caminhada de seis minutos). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UNINGÁ, Maringá, Paraná. Na Análise estatística foram utilizados: o teste t de Student, para as variáveis de teste de caminhada de seis minutos e questionário de qualidade de vida com significância de 5% e 7% respectivamente. Foi utilizado o Teste Exato de Fisher, com nível de significância de 5%, para as variáveis da espirometria e da força dos músculos respiratórios. Como resultados, pôde-se verificar que houve diferença estatística significativa na auto-percepçáo da qualidade de vida, sendo esta melhor no grupo estudo. Pôde-se concluir que, a principal contribuiçáo da prática regular de exercícios físicos nos hipertensos estudados foi da melhora da percepçáo na qualidade de vida.
Palavras-chave: Hipertensáo. Testes de Funçáo Pulmonar. Músculos Respiratórios. Indicadores de Qualidade de Vida. Exercício. Tolerância ao Exercício

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

30-09-2011

Como Citar

SOUZA, A. P. D. A.; MAGNANI, K. L. OS EFEITOS CARDIORRESPIRATÓRIOS E NA QUALIDADE DE VIDA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO EM HIPERTENSOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1237. Acesso em: 25 abr. 2024.