ÍNDICE DE DEPRESSÃO EM PROFESSORES DE UM CAMPUS EM IMPLANTAÇÃO DA UFRN
Resumo
Uma das doenças mais conhecidas e discutidas atualmente é o estresse, que é um importante fator coadjuvante e desencadeante de doenças cardíacas, gastrointestinais,neurológicas e de desordem emocional, e um dos profissionais mais afetados por ela é o professor. Estes têm sido alvo de diversas investigações, pois no exercício dessaprofissáo encontram-se presentes diversos estressores psicossociais, alguns relacionados à natureza de suas funções, outros relacionados ao contexto institucional esocial, onde estas sáo exercidas. A amostra foi constituída por docentes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), núcleo da Universidade Federal do Rio Grande doNorte (UFRN) na cidade de Santa Cruz/ RN, onde contamos com a participaçáo de 12 docentes de um quadro de 40. O contato com os docentes deu-se nos intervalos dasaulas, nos quais foram explicados os objetivos gerais e metodologia da pesquisa. Todos os docentes participantes da pesquisa eram voluntários. Os dados foram coletados entre os meses de setembro e dezembro de 2010. Houve a aplicaçáo dos termos de consentimento de participaçáo na pesquisa e posteriormente a aplicaçáo do Inventário deDepressáo de Beck (IDB), onde 50% dos entrevistados náo apresentaram sintomas clínicos de depressáo, 42% apresentaram sintomas depressivos leves e 8% sintomasdepressivos moderados. Desse modo, o excesso de trabalho muito relatado durante a aplicaçáo dos questionários ficou bastante evidente, exigindo do docente uma maiorresponsabilidade, elevando assim consideravelmente o seu nível de estresse e afetando diretamente no sono, nas atividades laborais, funcionais e conseqüentemente naqualidade de vida do individuo.Palavras-chave: Professor. Depressáo. Estresse.
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Publicado
30-09-2011
Como Citar
FREITAS, R. P. de A.; DO REGO, K. S.; DA SILVA, R. A.; SILVA, Érika R. de M. ÍNDICE DE DEPRESSÃO EM PROFESSORES DE UM CAMPUS EM IMPLANTAÇÃO DA UFRN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1243. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos