VIVÊNCIA ACADÊMICA NO SERVIÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ/RN
Resumo
A atividade curricular do “Estágio Integrado em Saúde Coletiva II” oferecida pela UFRN-FACISA proporciona ao aluno o desenvolvimento de uma compreensáo crítica da saúdeassim como as principais formas de organizaçáo dos serviços de saúde permitindo uma vivência ampla com a comunidade. O Centro de Reabilitaçáo Infantil (CRI), na cidade deSanta Cruz – RN, foi o cenário para o desenvolvimento da atividade em campo, onde o ato de conhecer a realidade do serviço de saúde proporcionou uma análise das principaisnecessidades do serviço, assim como a busca de estratégias para diminuir os principais problemas encontrados. O CRI conta com atendimento fisioterapêutico, psicológico,fonoaudiólogo e de nutricionista para as crianças da regiáo do Trairí até os 14 anos de idade. Diante desse quadro, objetivamos a utilizaçáo do Inventário de AvaliaçáoPediátrica de Incapacidade (PEDI) para orientar a prática avaliativa, ordenar e otimizar a lista de atendimento ambulatorial das diversas especialidades estabelecendo prioridades, além de capacitar os profissionais de saúde do CRI na utilizaçáo de um instrumento clínico que propicie um acompanhamento quantitativo da criança, haja vista que esses foram os principais problemas encontrados durante as visitas dos alunos ao serviço público da cidade. Após a pesquisa dos diversos instrumentos clínicos validados para opublico atendido no CRI, o PEDI foi o escolhido por ser um instrumento global que avalia a habilidade funcional das crianças com diagnósticos distintos por meio de entrevista com os pais e/ou cuidadores. A abordagem no serviço público contou com reuniões semanais durante os meses de setembro a dezembro de 2010 proporcionando visitasobservacionais, reuniões com os profissionais para propor os principais objetivos, aplicaçáo do instrumento PEDI, treinamento dos alunos, assim como a capacitaçáo dosprofissionais. O PEDI é um instrumento traduzido para o português, onde diversas adaptações socioculturais foram realizadas para torná-lo mais adequado ao perfil dacriança brasileira. A utilizaçáo do instrumento pode ter a duraçáo em média de 45 a 60 minutos e deve ser aplicado na admissáo, em intervalos específicos (a cada 6 meses) ena alta do paciente. Dessa forma, o profissional de saúde terá dados quantitativos do desempenho do paciente. Com a aplicaçáo do PEDI para o treinamento dos alunos pode-se obter uma análise geral do modo de funcionamento do instrumento. Os profissionais váo ter um meio para ordenar a lista de espera a partir da quantificaçáo das habilidadesfuncionais e ao mesmo tempo o instrumento vai servir como meio para avaliar o quadro de desenvolvimento e desempenho das crianças. Houve, portanto, uma grande aceitaçáo por parte dos profissionais na aplicaçáo e utilizaçáo do questionário PEDI. A açáo da capacitaçáo dos profissionais de saúde do serviço público aconteceu através de aulasexplicativas e dinâmicas sobre a forma de utilizaçáo e aplicaçáo do instrumento, realizadas com o intuito de que o mesmo seja integrado para caracterizar o perfil funcionaldas crianças, além de ser usado como instrumento para reorganizaçáo na lista de espera, melhorando assim o atendimento ao público na cidade de Santa Cruz – RN.Palavras-Chave: Saúde. Reabilitaçáo. Comunidade.
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Publicado
30-09-2011
Como Citar
MEDEIROS, C. S. P. de; CARDOSO, L. C.; PINHEIRO, L. da S.; DE OLIVEIRA, R.; CACHO, E. W. de A. VIVÊNCIA ACADÊMICA NO SERVIÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ/RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1250. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos