MULHER EMPREENDEDORA: FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS DE EMPREENDEDORISMO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2016v7n1ID12547

Resumo

O programa de extensão intitulado Mulher Empreendedora: garantindo espaço de construção do conhecimento, saberes e participação social na comunidade surgiu das necessidades das relações de gênero, em virtude do constante crescimento do empreendedorismo feminino. O objetivo
do projeto foi discutir a experiência vivenciada pela equipe do programa durante o ano de 2014, cujo público-alvo foi constituído por mulheres gerentes de empresas, horteiras, empregadas das fábricas de costuras, catadoras de lixo e auxiliares de serviços gerais, em locais da comunidade urbana e rural do município de Santa Cruz, Rio Grande do Norte. Esse programa foi dividido em cinco ações de extensão, que se complementam: I) Capacitação de empresárias da cidade de Santa Cruz/RN: construção da cartilha educativa Conhecer para Empreender; II) Capacitação para resgate de saberes e práticas em mulheres horteiras com enfoque econômico, profissional e em saúde; III) Mulheres e cooperativismo: capacitação sobre produção com qualidade nas fábricas de costura de Santa Cruz/RN; IV) Capacitação em associações de moradores: o espaço político e de atuação de mulheres empreendedoras na zona urbana e rural; V) Biossegurança: capacitação de auxiliares de serviços gerais e catadores de lixo na coleta seletiva e manejo de resíduos. Estas atividades ocorreram em parceria com vários órgãos e instituições municipais públicas de Santa Cruz, bem como docentes, discentes e técnicos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ressalta-se que o programa veio ao encontro das deficiências das mulheres no mercado de trabalho de modo a contribuir para o crescimento de sua autonomia, empreendedorismo e participação social na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-08-2017

Como Citar

FERREIRA, T. L. dos S.; ANDRADE, F. B. de. MULHER EMPREENDEDORA: FORTALECIMENTO DE PRÁTICAS DE EMPREENDEDORISMO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 3–14, 2017. DOI: 10.21680/2178-6054.2016v7n1ID12547. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/12547. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos