CURSO DE EXTENSÃO: LETRAMENTO EM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2016v7n1ID12573Resumo
Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de formação docente em um curso de extensão intitulado Letramento em práticas interdisciplinares de ensino, realizado como uma ação de um projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação – OBEDUC/ CAPES. O curso tratou sobre letramento, práticas e projetos de letramento a partir da temática da sustentabilidade. Constituiu-se de encontros formativos que aconteceram em um grupo interdisciplinar de professores, de forma colaborativa, coadunando com a própria metodologia do letramento. Foram realizados estudos, elaboração, implementação e discussão de projetos de letramento em cinco escolas públicas do Rio Grande do Norte e levou em consideração suas realidades específicas. A partir do desenvolvimento do projeto foi possível perceber avanços nos aprendizados docentes e discentes, reconhecendo os atores do processo como agentes de letramento. O aprendizado dos professores e dos alunos da formação, centralizou-se no tocante a gêneros discursivos, letramento, interdisciplinaridade, por meio da colaboração e coordenação de um projeto em que os alunos são ativos no processo de aprender e ensinar. Ressalta-se, entretanto, que foram percebidos avanços na tomada de consciência quanto à sustentabilidade, com mudança de atitudes pessoais e mobilização de outros sujeitos na comunidade escolar.