PROJETOS DE EXTENSíƒO DO GRUPO PARAUPABA-MCC/UFRN: VALORIZANDO A IDENTIDADE INDíGENA NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Jussara Galhardo Aguirres Guerra
  • Leonardo Alves dos Santos
  • Rafaella Ricely

Resumo

Resumo: O Grupo Paraupaba, criado em fevereiro de 2005 no Museu Câmara Cascudo/UFRN é constituído por professores, estudantes, bolsistas, pesquisadores da UFRN e de outras instituições de ensino, além de membros da sociedade civil de um modo geral. O GP estuda e apoia a questáo indígena no Rio Grande do Norte, tendo como um de seus objetivos principais a realizaçáo de estudos, trabalhos de campo, projetos de extensáo, chamando a atençáo para a problemática das comunidades indígenas no estado e de suas perspectivas de natureza política, cultural, territorial, social e econômica na atualidade. O GP também apoia os processos de autoafirmaçáo étnica e os desdobramentos políticos decorrentes dessa luta. Esse grupo de estudos contribui com a visibilidade política, social e cultural das comunidades indígenas no RN, tendo em seu histórico a realizaçáo de duas audiências públicas, uma assembleia indígena; fóruns de discussáo, debates, exposições culturais, estudos, trabalho de campo, diagnósticos junto à FUNAI e ao MEC, entre outras atividades. Esse grupo ainda desenvolve dois projetos de extensáo universitária (Edital. PROEX/PROPESQ/PROGRAD): MOCEPI, valorizando a história e culturas indígenas no Rio Grande do Norte” e “Paraupaba - a questáo indígena no RN”. Os resultados desses trabalhos têm sido muito positivos no aporte à questáo étnica e indígena no RN no decorrer de seus seis anos de atividade do grupo.
Palavras-chave: Povos indígenas no RN. Grupo Paraupaba. Projetos de extensáo.

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Publicado

31-01-2012

Como Citar

GUERRA, J. G. A.; SANTOS, L. A. dos; RICELY, R. PROJETOS DE EXTENSíƒO DO GRUPO PARAUPABA-MCC/UFRN: VALORIZANDO A IDENTIDADE INDíGENA NO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1274. Acesso em: 25 abr. 2024.