PROJETO EDUCANDO PARA A VIDA: UMA EXPERIíŠNCIA EXTENSIONISTA DE EDUCAí‡íƒO EM DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Claudemir Francelino de Sales
  • Edelson de Albuquerque Silva Júnior
  • Ana Paula de Holanda Cavalcanti
  • Cybele Montenegro Souza
  • Luciana Gomes da Silva
  • Evson Malaquias de Moraes Santos
  • Eduardo Felinto

Resumo

Resumo: O projeto Educando Para a Vida é uma açáo de extensáo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvido em um Centro de Internaçáo Provisória (CENIP) da Fundaçáo de Atendimento Socioeducativo (FUNASE) de Pernambuco, desde o ano de 2006, e tem como público beneficiado direto adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos que cometeram ato infracional e estáo privados de liberdade. Através do projeto, objetiva-se: a) auxiliar os adolescentes a compreenderem as causas pelas quais se encontram presos; b) compreender o que está sendo o CENIP na concepçáo dos adolescentes; c) contribuir para a educaçáo dos adolescentes privados de liberdade e para a formaçáo acadêmico-profissional e humana de estudantes da UFPE. O projeto é desenvolvido através de duas ações: a) em reuniões de formaçáo entre os integrantes do projeto; e b) na realizaçáo de oficinas pedagógicas. No CENIP sáo desenvolvidas oficinas pedagógicas, nas quais dialogamos com os adolescentes sobre os mais diversos temas, como drogas, assassinato, roubo, violências, desigualdade social, capoeira, prisáo, direitos humanos, entre outros. Cada oficina pedagógica tem duraçáo que varia entre 1 (uma) hora e meia e 2 (duas) horas, e em cada uma delas tem-se atendido entre 10 (dez) e 15 (quinze) adolescentes. A realizaçáo do projeto tem nos possibilitado chegar a alguns resultados. A açáo extensionista tem contribuído para a formaçáo acadêmico-profissional e humana de estudantes da UFPE. A açáo também tem contribuído para a educaçáo dos adolescentes que estáo privados de liberdade. Por fim,constatamos que o fenômeno da delinquência na adolescência está longe de ser resolvido através do encarceramento.
Palavras-chave: Extensáo Universitária. Educaçáo em Direitos Humanos. Delinquência na Adolescência. Privaçáo de Liberdade. Violência Institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

SALES, C. F. de; JÚNIOR, E. de A. S.; CAVALCANTI, A. P. de H.; SOUZA, C. M.; SILVA, L. G. da; SANTOS, E. M. de M.; FELINTO, E. PROJETO EDUCANDO PARA A VIDA: UMA EXPERIíŠNCIA EXTENSIONISTA DE EDUCAí‡íƒO EM DIREITOS HUMANOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1285. Acesso em: 23 abr. 2024.