A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES

Autores

  • Mário Mardone da Solva
  • Edilson Carneiro da Silva
  • Ana Emília Gonçalves de Castro

Resumo

RESUMOESTE TRABALHO TRAZ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA ÁREA DA MATEMÁTICA, ATRAVÉS DO DIÁLOGO ENTRE O PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES E O PROGRAMA ESCOLA ABERTA (PEA), DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FARIAS FILHO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE SAN MARTIN/PE. ATRAVÉS DO PROJETO “A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES”. TENDO EM VISTA O PROBLEMA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS, SOBRETUDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA, FOI ELABORADO O PROJETO QUE TEM COMO PROPOSTA NORTEADORA CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÁO, NA MEDIDA EM QUE PROPÕE O DESPERTAR NOS ALUNOS SEU INTERESSE EM ESTUDAR A DISCIPLINA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DO LÚDICO. NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, TRABALHA-SE COM JOGOS QUE SIRVAM DE PONTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE ESTEJAM NO CONTEXTO DOS ASSUNTOS DE GRADE CURRICULAR ATUAL DOS ALUNOS ENVOLVIDOS. NAS ATUAÇÕES, OS ALUNOS SÁO ORIENTADOS A DEBATER SOBRE O QUE SE TRABALHA, COM O OBJETIVO DE ALCANÇAR UM MAIOR ENTROSAMENTO POSSÍVEL DOS ALUNOS ENTRE SI E TAMBÉM A DE PROFESSOR-ALUNO. QUANDO SE GERA O DEBATE, ALÉM DOS ALUNOS ESTAREM DESENVOLVENDO A LINGUAGEM ORAL, ACABAM PERDENDO A TIMIDEZ E INDAGAM MAIS, O QUE GERA UMA MELHOR ASSIMILAÇÁO DOS CONTEÚDOS. NO TOCANTE À AVALIAÇÁO DE RESULTADOS, ESTES SE DARÁO A PARTIR DO TÉRMINO DESSAS ATUAÇÕES, QUE ESTÁ PREVISTO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2011. SERÁ ESTUDADO O HISTÓRICO ESCOLAR DOS ALUNOS NO PERÍODO DE INGRESSO, A FIM DE SE COMPARAR COM O HISTÓRICO DO PERÍODO DE CONCLUSÁO DAS ATIVIDADES.Extensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXPALAVRAS-CHAVE: MATEMÁTICA. JOGOS. LÚDICO.

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Publicado

31-01-2012

Como Citar

SOLVA, M. M. da; SILVA, E. C. da; CASTRO, A. E. G. de. A MATEMÁTICA NO ÂMBITO DO PEA: NOVOS OLHARES. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1291. Acesso em: 14 nov. 2024.