CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR CONEXÕES DE SABERES: ESPAÇO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE COMUNIDADE E UNIVERSITÁRIOS DE ORIGEM POPULAR

Autores

  • Alexsandro Pereira de Andrade
  • Marcísio Firme de Carvalho
  • Íris Maria de Oliveira

Resumo

RESUMOO Cursinho Pré-Vestibular Comunitário Conexões de Saberes é um Projeto vinculado ao Programa Conexões de Saberes da UFRN e ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Ética e Direitos (DESSO/PPGSS-UFRN). Integra, também, o Programa Metropolitano de Ações Extensionistas, marcando a presença de ações de extensáo da UFRN na regiáo norte da cidade de Natal. Este trabalho visa relatar a experiência adquirida nas aulas e de que maneira têm contribuído com o acesso de estudantes de origem popular da comunidade da África e do bairro Redinha ao ensino superior público, por meio do incentivo ao estudo para o vestibular. A opçáo metodológica do projeto é a educaçáo popular. Essa é uma opçáo de classe e se constitui numa educaçáo como caminho pedagógico que exige o envolvimento corresponsável das partes na construçáo e apropriaçáo do conhecimento. O que ocorre é troca de experiência entre alunos do cursinho popular e alunos da UFRN, por meio da presença destes últimos em atividades do cursinho, tanto nas aulas desenvolvidas cotidianamente, como em palestras sobre seus cursos e sobre a experiência de acesso e permanência na UFRN. Tem-se, com isso, os seguintes resultados: melhor qualificaçáo dos alunos da UFRN como extensionistas; acesso dos alunos do cursinho ao debate sobre acesso e permanência na universidade pública e sobre o papel dos cursinhos populares; e melhor desempenho dos alunos durante a prática de ensino em sala de aula. Quantitativamente, contabilizam-se sete aprovações nos dois últimos processos de seleçáo do vestibular da UFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

ANDRADE, A. P. de; CARVALHO, M. F. de; OLIVEIRA, Íris M. de. CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR CONEXÕES DE SABERES: ESPAÇO PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE COMUNIDADE E UNIVERSITÁRIOS DE ORIGEM POPULAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1292. Acesso em: 24 abr. 2024.