DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA

Autores

  • Francisco Roberval dos Santos Júnior

Resumo

RESUMOEste estudo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a construçáo dos mapas conceituais a partir da teoria da aprendizagem significativa e tem como objetivo refletir sobre o uso do CMAP Tools como ferramenta necessária para a construçáo dos mapas conceituais. O CMAP Tools é uma ferramenta que serve como instrumento para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz. Seguindo a linha de pesquisa de David Ausubel, articulador da Teoria da Aprendizagem Significativa, na qual, à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimentos prévios, através de processos mentais e procedimentos lógicos, formam-se redes conceituais que articulam os significados de diversos conceitos em diversas áreas do conhecimento, Joseph Novak desenvolveu a Teoria do Mapa Conceitual, que consiste em uma ferramenta usada para organizar e representar o conhecimento. Sáo estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações, e sáo utilizados para auxiliar a ordenaçáo e a sequenciaçáo hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Assim, o CMAP Tools, desenvolvido pelo Institute for Human and Machine Cognition (IHMC/UWF), permite construir, navegar, compartilhar e criticar mapas conceituais, sendo assim, ferramenta indispensável ao auxílio da representaçáo do conhecimento. Logo, o CMAP Tools potencializa a construçáo dos mapas conceituais em virtude da flexibilidade e plasticidade próprias das tecnologias digitais. O mapeamento da informaçáo facilita a mediaçáo do docente, pois possibilita a visáo do percurso cognitivo do aprendiz e propicia melhores intervenções e organizaçáo de conteúdos mais claros e cheios de conexões.Palavras-chave: Construtivismo. Aprendizagem Significativa. Software Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

JÚNIOR, F. R. dos S. DE AUSUBEL AO CMAP TOOLS: UM BREVE HISTÓRICO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E SUA APLICAÇíO PRÁTICA EM SALA DE AULA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1293. Acesso em: 8 maio. 2024.