DIÁLOGO ENTRE AS COMUNIDADES POPULARES: A PRÁTICA DO CONEXÕES DE SABERES NO ASSENTAMENTO ROSELI NUNES EM IELMO MARINHO-RN

Autores

  • Tibério Lima Oliveira

Resumo

RESUMOAtravés do Grupo de Estudos em Reforma Agrária e Habitats (GERAH), o bolsista do programa Conexões de Saberes da UFRN tem a oportunidade de realizar o trabalho de extensáo universitária no Assentamento Rural Roseli Nunes, localizado na cidade de Ielmo Marinho-RN. O GERAH desenvolve no local um projeto de Habitaçáo de Interesse Social para os assentados, no entanto a comunidade apresenta algumas dificuldades, como a demora da construçáo das casas. O trabalho procura identificar as dificuldades e necessidades locais dos assentados. O trabalho é realizado a partir de visitas e reuniões com todos os participantes do projeto social e com os moradores do Roseli Nunes. Nessa mesma ocasiáo, os assentados apresentam as dificuldades que enfrentam, a exemplo da demorada na construçáo das casas, por meio da burocracia do banco financiador do projeto. Outros problemas também foram mencionados, como a falta de escolas, Posto de Saúde, saneamento básico, luz elétrica e lazer. A partir desses problemas, percebe-se que o processo de Reforma Agrária em nosso país ainda é muito frágil, o Roseli Nunes necessita de políticas públicas de permanência para esses assentados, ou seja, condições básicas de sobrevivência como saúde, educaçáo e assistência social, que possibilitem o desenvolvimento social, econômico e político dessas famílias. O diálogo com essa comunidade popular permite aos estudantes um olhar diferente, ligando à teoria através da prática. Olhar de perto a realidade da sociedade brasileira marcada ainda por muitas dificuldades sociais se traduz no entendimento de como vivem os trabalhadores e trabalhadoras no meio rural brasileiro, portanto, náo é suficiente o acesso à terra, mas principalmente, aos meios que garantam sua permanência nela.Palavras-chave: Diálogo. Comunidades Populares. Reforma Agrária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

OLIVEIRA, T. L. DIÁLOGO ENTRE AS COMUNIDADES POPULARES: A PRÁTICA DO CONEXÕES DE SABERES NO ASSENTAMENTO ROSELI NUNES EM IELMO MARINHO-RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1294. Acesso em: 26 abr. 2024.