ENSINO DE BIOLOGIA EM CURSINHOS POPULARES: UMA PROPOSTA DINÂMICA E MULTIDISCIPLINAR

Autores

  • Alexsandro Pereira de Andrade
  • Marcelo Henrique Campus de Queiroz
  • Marcísio Firme de Carvalho
  • Thiago Laurentino

Resumo

RESUMOAs aulas de Biologia ministradas nos Cursinhos Populares têm como foco principal o vestibular da UFRN e a busca constante pela formaçáo crítica do estudante de origem popular. Este trabalho visa relatar a experiência na prática de ensino de Biologia no Cursinho Popular Conexões de Saberes, no bairro da Redinha e o Cursinho Pré-Vestibular Comunitário ILEAÔ, alternativa de estudos para jovens e adultos de origem popular em Parnamirim adquirida nas aulas de Biologia para o vestibular, mostrando uma abordagem dinâmica e muldisciplinar, com referência na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. As aulas de Biologia sáo executadas de acordo com as últimas normas da Comperve, no que prioriza as competências e habilidades relativas à compreensáo das interações entre os organismos e o ambiente, dando ênfase à saúde humana, relacionar intervenções humanas que resultam na degradaçáo ou conservaçáo ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicas e trazendo conhecimento científico para as questões práticas do dia-a-dia e fora a decoreba copilada do livro. Tem-se observado que através de resumos teóricos, listas de exercícios e simulados com questões discursivas, os alunos têm mostrado maior desempenho quanto ao resultado final, pois aproxima-os das questões do vestibular. Também foi verificado um melhor desempenho dos alunos durante a prática de ensino de Biologia em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

ANDRADE, A. P. de; QUEIROZ, M. H. C. de; CARVALHO, M. F. de; LAURENTINO, T. ENSINO DE BIOLOGIA EM CURSINHOS POPULARES: UMA PROPOSTA DINÂMICA E MULTIDISCIPLINAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1295. Acesso em: 18 abr. 2024.