ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
RESUMOA açáo Aspectos linguístico-cognitivos como eixo processual para o ensino de língua estrangeira é um projeto associado de ensino, pesquisa e extensáo que tem como objetivo contribuir para a aprendizagem de línguas estrangeiras a partir de uma metodologia cognitivo-afetiva do ensino. Uma pesquisa sobre os conceitos de conhecimentos prévios e zona de desenvolvimento proximal, respectivamente, elaborados por David Ausubel e Lev Vygotsky, foi realizada e logo acrescentamos pesquisas sobre sequências didáticas. Elaboramos, assim, uma série de planos de aula que focalizavam as quatro habilidades do ensino de línguas estrangeiras a uma metodologia linguístico-cognitiva, tais sequências didáticas foram vivenciadas numa escola da cidade do Natal. É um projeto de extensáo que privilegia a estrutura cognitiva do aprendiz e faz dessa estrutura o mote para o ensino. Várias pesquisas bibliográficas foram realizadas, sendo inserido o conceito de sequências didáticas. Deste, focalizamos as pesquisas no plano de aula, e em seguida, promovemos a simbiose dos conceitos de conhecimentos prévios e de zona de desenvolvimento proximal, buscando efetivar o plano de aula de uma maneira que estes dois conceitos fossem plenamente contemplados. Chegamos a um esquema que reverencia a aprendizagem comunicativa e o sociointeracionismo. Os testes com o plano de aula forjado foi submetido aos alunos de uma turma de espanhol instrumental, e logo foi efetivada uma entrevista com esses alunos. Com o resultado satisfatório, foi selecionada uma escola estadual de ensino médio, na Zona Norte da cidade do Natal e o plano foi aplicado experimentalmente.Palavras-chave: Cogniçáo. Metodologia. Línguas estrangeiras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
31-01-2012
Como Citar
NASCIMENTO, I. S. do; MORAIS, T. C. S. de; RAMALHO, Y. de A. ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS COMO EIXO PROCESSUAL PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1297. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Resumos