UMA PROPOSTA DE FORMAÇíO CONTINUADA A DISTÂNCIA E A CONSTRUÇíO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇíO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Daniela Dotto Machado
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
  • Marilce da Costa Campos Rodrigues
  • Terence Peixoto dos Santos
  • Maria Iolanda Monteiro
  • Moniele Rocha de Souza

Resumo

RESUMONo ano de 2011 é ofertada a atividade extensionista “Construindo a base de conhecimentos para a docência no ensino fundamental: uma proposta de formaçáo continuada a distância de professores de música” na Universidade Federal de Sáo Carlos (UFSCar). A proposta objetiva contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores de música atuantes em escolas de Ensino Fundamental, por meio do mapeamento e da construçáo de uma base de conhecimentos para docência em Educaçáo Musical em diferentes fases da carreira docente. A formaçáo continuada a distância está disponível e é desenvolvida no site Portal dos Professores (www.portaldosprofessores.ufscar.br) de fevereiro a dezembro no ano de 2011. O curso tem carga horária total de 120 horas, 40 vagas e se destina a todos os professores que ensinam música em escolas do Ensino Fundamental no Brasil que tenham interesse,Extensáo e Sociedade – 2011 – Ano 2 – Nº 3 – Vol. 1 - PROEXsendo gratuito aos inscritos. A importância de se mapear e construir com os docentes uma base de conhecimentos para docência em Educaçáo Musical em diferentes fases da carreira docente é baseada em Lee Shulman. A constituiçáo de uma base de conhecimento é fundamental à construçáo e avaliaçáo de indicadores de desenvolvimento profissional da docência. Tais aspectos seráo investigados através de uma de pesquisa de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduaçáo em Educaçáo da UFSCar, na qual a atividade de extensáo se insere. As ferramentas de aprendizagens que seráo utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (moodle) seráo também utilizadas para a coleta de dados da pesquisa. A abordagem metodológica empregada no processo formativo e de investigaçáo é a construtivo-colaborativo.Palavras-chave: Formaçáo continuada a distância de professores. Base de conhecimentos para a docência na área de música. Atividade extensionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

MACHADO, D. D.; REALI, A. M. de M. R.; RODRIGUES, M. da C. C.; SANTOS, T. P. dos; MONTEIRO, M. I.; SOUZA, M. R. de. UMA PROPOSTA DE FORMAÇíO CONTINUADA A DISTÂNCIA E A CONSTRUÇíO DE UMA BASE DE CONHECIMENTOS PARA A DOCÊNCIA EM EDUCAÇíO MUSICAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1301. Acesso em: 8 maio. 2024.