O PIBID/PEDAGOGIA E A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n1ID13139Resumo
Este artigo apresenta alguns dos direitos de aprendizagem garantidos em diferentes áreas do conhecimento, durante as intervenções realizadas pelos projetos desenvolvidos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia/ UFRN. Relata experiências vivenciadas nas turmas do 1° ano A e B do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Emília Ramos, localizada no bairro de Cidade Nova (Natal, RN), a partir dos projetos A minha, a sua, a nossa cor e Repensando o lixo a partir da consciência ambiental. Os temas abordados nos projetos possibilitaram a garantia dos direitos de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento como o reconhecimento das semelhanças e diferenças existentes entre o/a aluno/a criança e os colegas e o reconhecimento dos problemas ambientais existentes na comunidade e sua relação com a qualidade de vida e saúde. A metodologia utilizada considerou a utilização de vídeos, histórias literárias, produção de obras de arte com materiais recicláveis, jogos, brincadeiras, aula-passeio e atividades explorando os eixos estruturantes de ensino da Língua Portuguesa. Tudo isso com a finalidade de garantir os direitos de aprendizagem relacionados ao processo de alfabetização. Como resultados alcançados, destacam-se a aquisição de valores como o respeito às diferenças e ao meio ambiente, partindo do eu, sua relação com o outro e com o espaço em que vivemos.Downloads
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Publicado
08-11-2017
Como Citar
MONTEIRO, Cristiane de Oliveira Correia; TAVARES, Isabelle Emily Ferreira de Souza; DA ROCHA, Rayanne Karolayne Silvestre; DIAS, Lidiana Oliveira da Silva; SANTOS, Thalita da Silva; DE ANDRADE, João Maria Valença. O PIBID/PEDAGOGIA E A GARANTIA DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 77–84, 2017. DOI: 10.21680/2178-6054.2017v8n1ID13139. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13139. Acesso em: 26 dez. 2025.
Edição
Seção
Artigos