NO LIMIAR DO COTIDIANO ESCOLAR: AÇÕES FORMATIVAS COM O PIBID PARA A APROPRIAÇÃO DA LEITURA POR ALUNOS DE EJA

Autores

  • Maria de Lourdes Gabriel Ferreira Soares
  • Dyego Aldryncollen
  • Karolyne Cristina de Carvalho Araújo
  • João Maria Valença de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2017v8n1ID13141

Resumo

Este artigo apresenta reflexão acerca de aspectos teóricos e práticos dos trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, na Escola Municipal Profª Emília Ramos, Natal/ RN, Brasil, no ensino da modalidade Educação de Jovens e Adultos.A leitura é uma atividade do Sistema de Escrita Alfabético (SEA), que perpassa, inicialmente, pela decodificação, sendo essa a concretude e a finalidade da escrita. Em geral, o professor realiza as mediações de ensino e, ao avaliar, remete apenas ao processo da escrita. Tal fato expõea dificuldade em realizar intervenções direcionadas ao processo de apropriação da leitura. Decorre disso privilegiar a reflexão sobre oficinas pedagógicas para a apropriação do SEA, realizadas com estudantes bolsistas PIBID e com docentes, nos dias de estudo e de assessoramento, assim como nas atividades de planejamento. Essas oficinas foram propostas pela coordenação pedagógica da escola, a partir da preocupação com os resultados insatisfatórios da aprendizagem. Consistiram em uma forma de contribuir para a articulação entre teoria e prática, indispensável à ação educativa dos estudantes bolsistas e das professoras colaboradoras. Visou-se, também, um incremento na qualidade das intervenções junto aos alunos da escola. Seus resultados incidiram nos projetos desenvolvidos pelos bolsistas PIBID.Avaliações de professores e pedagogos sobre as ações para a apropriação da leitura por aluno da EJA vêm mostrando ser o PIBID uma ação coerente e viável, pois vincula conteúdos trabalhados com a prática social, fundamentação teórica com práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-11-2017

Como Citar

SOARES, M. de L. G. F.; ALDRYNCOLLEN, D.; ARAÚJO, K. C. de C.; DE ANDRADE, J. M. V. NO LIMIAR DO COTIDIANO ESCOLAR: AÇÕES FORMATIVAS COM O PIBID PARA A APROPRIAÇÃO DA LEITURA POR ALUNOS DE EJA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 95–106, 2017. DOI: 10.21680/2178-6054.2017v8n1ID13141. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13141. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos