PROJETO ENSINANDO A ENSINAR

Autores

  • Aline Aparecida Rosa de Assis
  • Daniela Coelho de Lima
  • Adriele Alves Pinheiro
  • Vanessa Consuelo Silva
  • Alessandro Aparecido Pereira
  • Leandro Araújo Fernandes
  • Marluce da Silveira Terra

Resumo

A ocorrência de acidentes em escolas causando injúrias dentais demanda cuidados imediatos que sáo necessários principalmente quando os alunos sofrem quedas e traumatizam os elementos dentários. Por isso, faz-se necessária a conscientizaçáo de professores e alunos em relaçáo à conduta frente a esse tipo de ocorrência. O presente estudo realizou atividades educativas e preventivas abordando o conteúdo referente à ocorrência de lesões traumáticas dentárias nas escolas de Alfenas/MG, orientando sobre os conceitos e condutas frente à ocorrência de tais lesões. Foram ministradas palestras informativas e educativas sobre o referido assunto com os professores e alunos, além de atividades lúdicas utilizando materiais educativos, jogos, músicas, dinâmicas, distribuiçáo de panfletos e kits de primeiros-socorros. Através dos resultados, foi possível observar um grande interesse dos professores e alunos, haja vista que o tema náo havia sido ministrado anteriormente em palestras de saúde bucal. Dentre os assuntos abordados, os mais questionados enfocavam o meio ideal de armazenamento, tempo de reimplante, forma de manuseio do dente e o tipo de dentiçáo envolvida. Na abordagem com os professores, houveram relatos de casos vivenciados no ambiente escolar e familiar e notou-se a falta de conhecimento dos mesmos, como também a falta de capacitaçáo quanto às medidas imediatas a serem adotadas. Quanto aos escolares envolvidos, houve grande aceitabilidade das ações propostas, capacitando-os a serem um elo de propagaçáo do conhecimento por eles adquiridos.

Palavras-chave: Traumas. Condutas. Escolas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

DE ASSIS, A. A. R.; DE LIMA, D. C.; PINHEIRO, A. A.; SILVA, V. C.; PEREIRA, A. A.; FERNANDES, L. A.; TERRA, M. da S. PROJETO ENSINANDO A ENSINAR. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1346. Acesso em: 22 dez. 2024.