PROJETO ENSINANDO A ENSINAR
Resumo
A ocorrência de acidentes em escolas causando injúrias dentais demanda cuidados imediatos que sáo necessários principalmente quando os alunos sofrem quedas e traumatizam os elementos dentários. Por isso, faz-se necessária a conscientizaçáo de professores e alunos em relaçáo à conduta frente a esse tipo de ocorrência. O presente estudo realizou atividades educativas e preventivas abordando o conteúdo referente à ocorrência de lesões traumáticas dentárias nas escolas de Alfenas/MG, orientando sobre os conceitos e condutas frente à ocorrência de tais lesões. Foram ministradas palestras informativas e educativas sobre o referido assunto com os professores e alunos, além de atividades lúdicas utilizando materiais educativos, jogos, músicas, dinâmicas, distribuiçáo de panfletos e kits de primeiros-socorros. Através dos resultados, foi possível observar um grande interesse dos professores e alunos, haja vista que o tema náo havia sido ministrado anteriormente em palestras de saúde bucal. Dentre os assuntos abordados, os mais questionados enfocavam o meio ideal de armazenamento, tempo de reimplante, forma de manuseio do dente e o tipo de dentiçáo envolvida. Na abordagem com os professores, houveram relatos de casos vivenciados no ambiente escolar e familiar e notou-se a falta de conhecimento dos mesmos, como também a falta de capacitaçáo quanto às medidas imediatas a serem adotadas. Quanto aos escolares envolvidos, houve grande aceitabilidade das ações propostas, capacitando-os a serem um elo de propagaçáo do conhecimento por eles adquiridos.
Palavras-chave: Traumas. Condutas. Escolas.