EDUCAÇíO SOBRE DROGAS DE ABUSO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROPOSTA DE UM PROJETO DE EXTENSíO

Autores

  • B. R. Barbosa
  • C. C. Lima
  • Y. C. C. Alcântara
  • M. S. Rocha

Resumo

Os levantamentos epidemiológicos sobre o consumo de álcool e outras drogas entre os jovens no Brasil mostram que é na passagem da infância para a adolescência que se inicia o uso dessas substâncias, e que há uma forte tendência para o crescimento do abuso de algumas drogas, como por exemplo, o crack, neste  segmento populacional. Portanto, se faz necessária a implementaçáo de políticas de intervençáo e de informaçáo sobre o uso precoce de álcool e outras drogas, um tema de inquestionável relevância, através de articulações interdisciplinares na comunidade. O objetivo deste projeto, como parte do Programa de Educaçáo Tutorial/Conexões de Saberes, é transmitir informações, de forma dinâmica e criativa, para os alunos da rede pública de ensino, a fim de conscientizá-los sobre as consequências do uso de drogas. Para a implementaçáo do projeto, foram selecionadas, inicialmente, seis escolas do Complexo da Maré, formado por dezesseis comunidades. Esse território popular está localizado no entorno do campus da UFRJ, o que favorece a interlocuçáo regular entre os moradores e os diversos setores universitários. Os alunos matriculados entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, e em turma especial de aceleraçáo, responderam ao questionário ASSIST para obtermos um levantamento sobre o uso de drogas em cada faixa etária. A partir desses dados, seráo  organizadas oficinas sobre as substâncias psicoativas, como álcool, maconha, cocaína, crack, entre outras, com material didático apropriado e adaptado para cada turma do segundo segmento do Ensino Fundamental. Outra frente do projeto é a criaçáo e manutençáo de uma página na web com informações sobre o tema, destinada a pais, professores, crianças e adolescentes. Esperamos, com este projeto interdisciplinar, aumentar o diálogo entre a universidade e as comunidades populares urbanas do Rio de Janeiro, levando informações para estudantes da rede pública de ensino sobre o uso precoce de substâncias psicoativas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

 

Palavras-Chave: Drogas. Educaçáo. Comunidade. Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

BARBOSA, B. R.; LIMA, C. C.; ALCÂNTARA, Y. C. C.; ROCHA, M. S. EDUCAÇíO SOBRE DROGAS DE ABUSO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: PROPOSTA DE UM PROJETO DE EXTENSíO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1347. Acesso em: 19 abr. 2024.