O USO DE MAQUETES COMO METODOLOGIA PARA A EDUCAÇíO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TEIA

Autores

  • Amanda Francisco Vieira

Resumo

O seguinte trabalho apresenta uma das metodologias utilizadas nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA - Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende a crianças e adolescentes de 05 a 15 anos. A partir das oficinas já desenvolvidas, e algumas conclusões, a confecçáo de uma maquete foi sugerida. A elaboraçáo da maquete estimula o aluno a transformar o bidimensional para o tridimensional, apresentando de forma clara a noçáo de espaço. A ilustraçáo seria do lugar mais bonito do assentamento, eleito pelos alunos, eles tinham como material para a confecçáo massinha de modelar (feita com farinha de trigo) e elementos naturais que poderiam ser coletados por eles. As crianças foram divididas pela faixa etária. A cooperaçáo, o desenvolvimento do trabalho em grupo e a criatividade foram analisados e também se a escolha do lugar mais bonito apresentava relaçáo com a presença dos elementos naturais, com a biodiversidade e com as relações sociais que representava. Os graduandos que acompanharam a oficina perceberam que o uso de metodologias alternativas e a escolha de métodos práticos (a confecçáo do material utilizado, coleta de elementos naturais) estimulou as crianças e elas se mostraram criativas e participativas. Além disso, essa prática náo limita o contato dos alunos com o meio ambiente.

 

Palavras-chave: Educaçáo ambiental. Maquetes. MST.

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Publicado

31-01-2012

Como Citar

VIEIRA, A. F. O USO DE MAQUETES COMO METODOLOGIA PARA A EDUCAÇíO AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO TEIA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1350. Acesso em: 22 dez. 2024.