PIBID DE MATEMÁTICA NATAL: AÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13554Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Práticas Pedagógicas. Educação BásicaResumo
O artigo pretende apresentar ações realizadas no domínio do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática/Natal da UFRN que tem dentre seus objetivos promover ações de formações inicial e continuada no âmbito da Educação Básica, propiciando uma reflexão crítica sobre formação e sobre prática docente que possibilite transformações que imprimam qualidade às formações e práticas. Para tanto, as práticas pedagógicas desenvolvidas são balizadas pelas tendências em Educação Matemática, a saber: Resolução de Problemas; Investigação Matemática; Modelagem; uso de Materiais Manipulativos; Jogos Didáticos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; História da Matemática; Etnomatemática, entre outras. Entre as ações destacamos a dinamização dos Laboratórios de Ensino de Matemática e Clubes de Matemática, realização de torneios e de feiras científicas, preparação para exames e, desenvolvimento de projetos pedagógicos. Os resultados das atividades realizadas são socializados pelos bolsistas em eventos científicos da área com alcances local, regional e nacional.