PIBID DE MATEMÁTICA NATAL: AÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • GISELLE Costa de SOUSA UFRN
  • Fabian Arley Posada Balvin UFRN
  • Mércia de Oliveira Pontes UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13554

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. Práticas Pedagógicas. Educação Básica

Resumo

O artigo pretende apresentar ações realizadas no domínio do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática/Natal da UFRN que tem dentre seus objetivos promover ações de formações inicial e continuada no âmbito da Educação Básica, propiciando uma reflexão crítica sobre formação e sobre prática docente que possibilite transformações que imprimam qualidade às formações e práticas. Para tanto, as práticas pedagógicas desenvolvidas são balizadas pelas tendências em Educação Matemática, a saber: Resolução de Problemas; Investigação Matemática; Modelagem; uso de Materiais Manipulativos; Jogos Didáticos; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; História da Matemática; Etnomatemática, entre outras.  Entre as ações destacamos a dinamização dos Laboratórios de Ensino de Matemática e  Clubes de Matemática, realização de torneios e de feiras científicas, preparação para exames e, desenvolvimento de projetos pedagógicos. Os resultados das atividades realizadas são socializados pelos bolsistas em eventos científicos da área com alcances local, regional e nacional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GISELLE Costa de SOUSA, UFRN

Bacharel e licenciada em Matemática pela UFRN. Mestre e Doutora em Educação pela UFRN com ênfase em Educação Matemática. Professora do Departamento de Matemática e do PPGECNM da UFRN. Coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN.

Fabian Arley Posada Balvin, UFRN

Professor do Departamento de Matemática da UFRN e coordenador do PIBID de Matemática Natal

Mércia de Oliveira Pontes, UFRN

Professora da UFRN e coordenadora do PIBID de Matemática Natal

Downloads

Publicado

20-01-2020

Como Citar

SOUSA, G. C. de; BALVIN, F. A. P.; PONTES, M. de O. PIBID DE MATEMÁTICA NATAL: AÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 34–44, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13554. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13554. Acesso em: 24 jul. 2024.