A TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: O PIBID DA UFRN

Autores

  • SALES, Ana P. Dias; SOUZA,Flora Assaf de Patrícia DIAS SALES Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13608

Palavras-chave:

Formação Inicial de de Professores, Ensino de Sociologia, PIBID

Resumo

Este artigo analisa a trajetória e atuação do subprojeto Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2014 a 2017. A pesquisa foi desenvolvida na UFRN e em escolas parceiras do programa, e se valeu dos dados primários oriundos das etnografias elaboradas pelos bolsistas do programa, da observação participante e de entrevistas semiestruturadas com ex-pibidianos e discentes da licenciatura em Ciências Sociais. Como resultado, percebeu-se que as propostas metodológicas de divisão por distintos subgrupos e as sequências didáticas, estratégias adotadas pelo subprojeto Ciências Sociais, potencializam a formação docente ao fazer dos participantes os protagonistas deste processo. Assim, o PIBID alcança um de seus principais objetivos, que é o aperfeiçoamento da formação docente por meio da construção de metodologias inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SALES, Ana P. Dias; SOUZA,Flora Assaf de Patrícia DIAS SALES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Adjunta do Departamento de Ciências Sociais.

Profa. da Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais-PPEUR.

Mestre em Ciências Sociais.

Doutora em Sociologia.

Pesquisadora da Sociologia do Trabalho.

 

Downloads

Publicado

20-01-2020

Como Citar

DIAS SALES, S. A. P. D. S. A. de P. A TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: O PIBID DA UFRN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 12–23, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13608. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13608. Acesso em: 20 abr. 2024.