A TRAJETÓRIA E ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: O PIBID DA UFRN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13608Palavras-chave:
Formação Inicial de de Professores, Ensino de Sociologia, PIBIDResumo
Este artigo analisa a trajetória e atuação do subprojeto Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2014 a 2017. A pesquisa foi desenvolvida na UFRN e em escolas parceiras do programa, e se valeu dos dados primários oriundos das etnografias elaboradas pelos bolsistas do programa, da observação participante e de entrevistas semiestruturadas com ex-pibidianos e discentes da licenciatura em Ciências Sociais. Como resultado, percebeu-se que as propostas metodológicas de divisão por distintos subgrupos e as sequências didáticas, estratégias adotadas pelo subprojeto Ciências Sociais, potencializam a formação docente ao fazer dos participantes os protagonistas deste processo. Assim, o PIBID alcança um de seus principais objetivos, que é o aperfeiçoamento da formação docente por meio da construção de metodologias inovadoras.