FORMAÇíO INICIAL DE PROFESSORES: DAS PRÁTICAS EDUCATIVO-PEDAGÓGICAS À INICIAÇíO CIENTÍFICA – RELATO DA EXPERIÊNCIA DE DOIS LICENCIANDOS NO TRABALHO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O projeto de formaçáo inicial de professores do qual participamos está vinculado ao Programa “Interações: articulaçáo entre universidade e sociedade” e pressupõe a aproximaçáo entre 10 estudantes de licenciatura da UNIFAL-MG e 20 do Ensino Médio da rede pública da cidade de Alfenas - bolsistas de Iniciaçáo Científica Júnior -, a fim de que nós, licenciandos, tenhamos a oportunidade de participar de ações formativas com aqueles. Prevê-se, também, que planejemos e executemos ações formativas junto aos bolsistas. Na execuçáo do projeto, primeiramente, nós licenciandos, contribuímos com a realizaçáo de diversas atividades por docentes da universidade junto aos alunos do Ensino médio. Isto nos proporcionou maior conhecimento sobre suas especificidades e maior aproximaçáo com os mesmos, fatores fundamentais para o êxito do trabalho. Feita essa aproximaçáo, assumimos a tarefa de planejar e executar, organizados em duplas, seminários formativos sobre cinco temas relacionados à pesquisa científica – indo da pesquisa bibliográfica até a apresentaçáo de trabalhos científicos – com os bolsistas. Essa foi nossa experiência de aproximaçáo com a de docência; foi uma das etapas mais gratificantes do trabalho, pois pudemos perceber a importância de nos abrirmos, como professores, para o diálogo com os estudantes. Percebemos o interesse deles pela discussáo e o quanto se desenvolveram desde o nosso primeiro encontro. Queríamos que eles compreendessem a importância da Iniciaçáo Científica Júnior para sua formaçáo, trabalhando o assunto de forma simples e direta, e conseguimos. O projeto ainda está em execuçáo, com finalizaçáo para julho de 2011, havendo previsáo de termos outras oportunidades de repetir a experiência, diversificando e fortalecendo nossa formaçáo.
Palavras-chave: Iniciaçáo à docência. Iniciaçáo Científica Júnior. Ensino Médio.