LÍNGUA PORTUGUESA COMO APOIO À PESQUISA: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSíO NO CERES/UFRN
Resumo
Este trabalho objetiva descrever o projeto “Língua Portuguesa como apoio à pesquisa: questões que orientam a produçáo textual de gêneros acadêmicos”, no que se refere à sua implementaçáo e resultados para a melhoria das práticas de leitura e escrita na esfera acadêmica, no Centro de Ensino Superior do Seridó, campus de Caicó. Surgiu devido à dificuldade que os alunos apresentam ao efetuar processo de revisáo gramatical de seus textos, com base na norma culta da língua, bem como o desconhecimento e, muitas vezes, o desinteresse em produzir gêneros acadêmicos, principalmente quando sáo solicitados pelos professores dos mais diversos componentes curriculares a realizarem, na modalidade escrita, resenhas, relatórios, ensaios, artigos científicos, dentre outros da mesma espécie textual. A abordagem metodológica é influenciada pelos pensadores críticos da contemporaneidade, que se contrapõem à concepçáo positivista, e procura a superaçáo das dicotomias entre saber e agir, sujeito e objeto, e ciência e sociedade (ALVES-MAZOTTI; GEWANDOZNADJER, 1998). Os resultados apontam dados significativos, uma vez que é possível descrever algumas atividades, quais sejam: discussáo dos fatores que constituem as condições de produçáo da leitura; prática da escrita por meio do estudo de aspectos gramaticais, a organizaçáo do parágrafo, ênfase nos critérios de textualizaçáo (coesáo e coerência textuais); produçáo escrita dos gêneros textuais trabalhados (resumo, resenha e artigo científico) e reflexáo sobre o processo autoral da escrita e exercício da prática de revisáo textual.
Palavras-chave: Língua portuguesa. Produçáo textual. Gênero acadêmico.