PIBID e a ressignificação do trabalho docente no sertão do Seridó
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13651Palavras-chave:
PIBID, formação de professores, trabalho docente, Rio Grande do NorteResumo
O artigo versa sobre o papel do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na ressignificação do trabalho docente na região do sertão do Seridó no Estado do Rio Grande do Norte, em especial através do desenvolvimento das ações pedagógicas do subprojeto PIBID Pedagogia CERES. Apresento a fundamentação teórica ancorada nas contribuições para a filosofia de educação que embasaram tais intervenções, notadamente em Cornelius Castoriadis, Paul Robin, Paulo Freire e Helena Singer. As práticas dialógicas e coletivas fundaram todas as etapas metodológicas de execução do projeto que, ao articular outras ações de extensão universitárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, propiciaram resultados surpreendentes para o reencontro do papel da Universidade pública na formação docente voltada para a emancipação humana. Nas conclusões podemos evidenciar a importância do PIBID para a reconfiguração da área da Educação no interior do Rio Grande do Norte.Downloads
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Publicado
20-01-2020
Como Citar
MARIANA, F. B. PIBID e a ressignificação do trabalho docente no sertão do Seridó. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 56–64, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2018v9n2ID13651. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13651. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos