O PROJETO PÉ NA TRILHA NO LITORAL ORIENTAL POTIGUAR: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO PROCESSO DE USO E OCUPAÇíO DO SOLO PELOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS

Autores

  • Edilson Alves Cavalho
  • Bruno Lopes Silva
  • Daniel Nunes Ferreira
  • Ítalo Reis Dantas

Resumo

RESUMO

 

O projeto Pé na Trilha é uma atividade de extensáo organizada pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mais precisamente pelo Prof. Dr. Edilson Alves de Carvalho. Em sua vigésima ediçáo, o projeto atuou ao longo de todo o litoral do Rio Grande do Norte, tendo suas atividades divididas em quatro etapas. Na quarta e última etapa, o trecho abrangido pelo projeto foi o que está compreendido entre Baía Formosa e Pirangi, onde se procurou analisar os impactos ambientais provocados pela atividade turística na regiáo. Dessa forma, para alcançar este objetivo, a atividade pautou-se em uma trilha ao longo do litoral, na qual os participantes tiveram a oportunidade de visualizar e fotografar as modificações provocadas pela atividade turística no decorrer do litoral. Aliado a isso, os alunos participantes do projeto realizaram palestras nos núcleos urbanos situados nas proximidades da costa, com o intuito de trazer para a populaçáo informações sobre as consequências ambientais da atividade turística. Diante do trabalho que foi realizado nessa atividade de extensáo, percebeu-se que está havendo um intenso processo de ocupaçáo antrópica das zonas costeiras, devido a alta concentraçáo de pousadas, casas de veraneio, bares, restaurantes e empresas de carcinicultura, os quais depositam na orla marinha, dejetos de fossas e de esgotos que comprometem a bauneabilidade das praias. Além disso, essas construções irregulares provocam mudanças na topografia local, destruindo a vegetaçáo existente e contribuindo para a ocupaçáo e degradaçáo de dunas, falésias, manguezais, lagoas e lagunas.

Palavras-chave: Projeto Pé na Trilha. Litoral Oriental Potiguar. Impactos ambientais. Atividade turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

CAVALHO, E. A.; SILVA, B. L.; FERREIRA, D. N.; DANTAS, Ítalo R. O PROJETO PÉ NA TRILHA NO LITORAL ORIENTAL POTIGUAR: UMA ANÁLISE EMPÍRICA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO PROCESSO DE USO E OCUPAÇíO DO SOLO PELOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1367. Acesso em: 26 abr. 2024.