MESMO ENSINO, NOVO HORIZONTE
Resumo
O Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte proporcionou a inserçáo de estudantes de graduaçáo em bairros e comunidades populares de Natal e municípios do interior do Rio Grande do Norte. Estimulou, ainda, o protagonismo na vida universitária e a formaçáo intelectual, além de prever a prática de pesquisa e extensáo. Nesse sentido, nossa prática desenvolveu-se na comunidade de Aracati – assentamento de Touros/RN, tomando como ponto de partida as ações pedagógicas e socioculturais, envolvendo, particularmente, crianças e adolescentes. Nossa atividade foi realizada sob a égide do conhecimento intrapessoal dos participantes do projeto na comunidade supracitada. Trabalhamos o indivíduo e a relaçáo deste com os outros tanto no espaço escolar quanto de moradia; sua individualidade e protagonismo; dialogamos seus direitos – trabalhados transversalmente com a história de Joáo e Maria – através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas formas oral, escrita e encenada. Os encontros giraram em torno das temáticas: “Quem sou eu?”, com os seguintes subtemas: “Eu enquanto indivíduo”, “Eu e a Comunidade” e “Eu e a Escola”. Destarte, observamos que as crianças compreenderam de forma crítica e reflexiva que a partir da busca por seus direitos teráo ferramentas concretas para a transformaçáo de sua realidade. Contribuindo efetivamente para sua condiçáo de cidadáo.
Palavras-chave: Extensáo. Conexões de Saberes. Educaçáo. Protagonismo.