MESMO ENSINO, NOVO HORIZONTE

Autores

  • Gheysa Christina Queiroz dos Santos
  • Senadaht Barbosa Baracho
  • Ana Cristina Feitosa de Oliveira

Resumo

O Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte proporcionou a inserçáo de estudantes de graduaçáo em bairros e comunidades populares de Natal e municípios do interior do Rio Grande do Norte. Estimulou, ainda, o protagonismo na vida universitária e a formaçáo intelectual, além de prever  a prática de pesquisa e extensáo. Nesse sentido, nossa prática desenvolveu-se na comunidade de Aracati – assentamento de Touros/RN, tomando como ponto de partida as ações pedagógicas e socioculturais, envolvendo, particularmente, crianças e adolescentes. Nossa atividade foi realizada sob a égide do conhecimento intrapessoal dos participantes do projeto na comunidade supracitada. Trabalhamos o indivíduo e a relaçáo deste com os outros tanto no espaço escolar quanto de moradia; sua individualidade e protagonismo; dialogamos seus direitos – trabalhados transversalmente com a história de Joáo e Maria – através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas formas oral, escrita e encenada. Os encontros giraram em torno das temáticas: “Quem sou eu?”, com os seguintes subtemas: “Eu enquanto indivíduo”, “Eu e a Comunidade” e “Eu e a Escola”. Destarte, observamos que as crianças compreenderam de forma crítica e reflexiva que a partir da busca por seus direitos teráo ferramentas concretas para a transformaçáo de sua realidade. Contribuindo  efetivamente para sua condiçáo de cidadáo.

 

Palavras-chave: Extensáo. Conexões de Saberes.  Educaçáo. Protagonismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

DOS SANTOS, G. C. Q.; BARACHO, S. B.; DE OLIVEIRA, A. C. F. MESMO ENSINO, NOVO HORIZONTE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1373. Acesso em: 22 dez. 2024.