A IMPORTÂNCIA DO PIBID E DO AGENTE PROFESSOR SUPERVISOR NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CAMPUS DE NATAL DA UFRN
DOI:
https://doi.org/10.21680/2178-6054.2019v10n1ID13750Palavras-chave:
PIBID, PIBID Geografia UFRN, Práticas pedagógicas.Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal objetivo incentivar a formação de professores a partir da inserção dos bolsistas nas escolas de atuação, ainda no período do curso de licenciatura. O Subprojeto PIBID Geografia Natal foi contemplado no Edital CAPES 02/2009, e atua em quatro escolas da rede estadual de ensino em Natal. O presente artigo apresenta e discute a autoavaliação realizada pelos bolsistas de iniciação à docência e professores supervisores, focando principalmente as dificuldades relacionadas à atuação docente no que se refere ao ensino de Cartografia, o aprendizado adquirido nas ações do PIBID na universidade e na escola, e a contribuição do programa na sua formação acadêmica e profissional. Percebe-se a importância da figura do professor supervisor como fundamental no acompanhamento do aluno bolsista na prática em sala de aula, e principal agente na aplicação do projeto teórico-metodológico do PIBID Geografia da UFRN.