A IMPORTÂNCIA DO PIBID E DO AGENTE PROFESSOR SUPERVISOR NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CAMPUS DE NATAL DA UFRN

Autores

  • Adriano Lima Troleis Coordenador PIBID Geografia NATAL/UFRN.
  • Edu Silvestre de Albuquerque Coordenador PIBID Geografia NATAL/UFRN.
  • Elisabeth Cristina Dantas de Araújo Bolsista de iniciação à docência do PIBID Geografia Natal UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.21680/2178-6054.2019v10n1ID13750

Palavras-chave:

PIBID, PIBID Geografia UFRN, Práticas pedagógicas.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como principal objetivo incentivar a formação de professores a partir da inserção dos bolsistas nas escolas de atuação, ainda no período do curso de licenciatura. O Subprojeto PIBID Geografia Natal foi contemplado no Edital CAPES 02/2009, e atua em quatro escolas da rede estadual de ensino em Natal. O presente artigo apresenta e discute a autoavaliação realizada pelos bolsistas de iniciação à docência e professores supervisores, focando principalmente as dificuldades relacionadas à atuação docente no que se refere ao ensino de Cartografia, o aprendizado adquirido nas ações do PIBID na universidade e na escola, e a contribuição do programa na sua formação acadêmica e profissional. Percebe-se a importância da figura do professor supervisor como fundamental no acompanhamento do aluno bolsista na prática em sala de aula, e principal agente na aplicação do projeto teórico-metodológico do PIBID Geografia da UFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Lima Troleis, Coordenador PIBID Geografia NATAL/UFRN.

Doutor em Geografia. Docente do PPGe/UFRN e do GEOPROF/UFRN.

Edu Silvestre de Albuquerque, Coordenador PIBID Geografia NATAL/UFRN.

Doutor em Geografia. Docente do PPGe/UFRN.

Elisabeth Cristina Dantas de Araújo, Bolsista de iniciação à docência do PIBID Geografia Natal UFRN.

Licenciada em Geografia/UFRN.

Downloads

Publicado

21-01-2020

Como Citar

TROLEIS, A. L.; ALBUQUERQUE, E. S. de; ARAÚJO, E. C. D. de. A IMPORTÂNCIA DO PIBID E DO AGENTE PROFESSOR SUPERVISOR NA FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CAMPUS DE NATAL DA UFRN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 65–76, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2019v10n1ID13750. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/13750. Acesso em: 19 abr. 2024.