ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Marcela F. Vilela Silva

Resumo

RESUMO

 

O presente trabalho visa ressaltar a metodologia empregada nas atividades desenvolvidas pelo Projeto TEIA – Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, que está vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas, Unifal-MG. O projeto é realizado em um Assentamento do MST, em Minas Gerais, e atende crianças e adolescentes de 05 a 15 anos, abordando questões relacionadas à temática socioambiental. O objetivo do projeto é diagnosticar nesse grupo os conhecimentos e atitudes relativas ao meio ambiente e relacionando-os à identidade que constroem como membros do MST. Além disso, o projeto busca proporcionar uma vivência diferenciada aos graduandos de Ciências Biológicas, baseando suas ações na metodologia da Pedagogia de Projetos, e em oficinas de caráter lúdico. A realizaçáo dessas oficinas permitiu náo só conhecer o que e como pensam as crianças, como também possibilitou criar um ambiente de aprendizagem prazeroso e significativo para os atores envolvidos. Consideramos que o uso de metodologias dessa natureza superou as expectativas, já que, brincando, tanto crianças como graduandos sáo observadores e observados, tornando esta relaçáo mais estreita e profícua para todos.

 

Palavras-chave: MST. Caráter lúdico. Pedagogia de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

SILVA, M. F. V. ATIVIDADES LÚDICAS: UMA NOVA ABORDAGEM DA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1381. Acesso em: 19 abr. 2024.