A DESMISTIFICAÇíO DAS AÇÕES DO MST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA) ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EDUCAÇíO AMBIENTAL DA UNIFAL-MG

Autores

  • Paulyene Vieira Nogueira
  • Jeane K. Landra Rosa

Resumo

RESUMO

O presente trabalho faz parte do Projeto TEIA – Tecendo múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais, e está vinculando junto com o Programa Semeando Saúde da Universidade Federal de Alfenas. No projeto, buscamos constantemente uma maior integraçáo com as crianças e adolescentes do Movimento Sem-Terra, buscando orientá-los e conhecer mais de perto o espaço em que eles vivem. Um dos objetivos específicos do trabalho é oportunizar, aos acadêmicos participantes o desenvolvimento de ações que promovam a cidadania plena de públicos socialmente vulneráveis, como os assentados do MST. Assim, busca uma melhor formaçáo para os acadêmicos quanto aos hábitos, costumes e ações do MST. Através de entrevistas e conversas informais com as crianças, adolescentes, e até mesmo militantes do MST, com uma metodologia participativa, podemos avaliar e formular as próximas intervenções. A partir da participaçáo ativa dos membros do movimento, pudemos ter uma noçáo diferenciada e desmistificada do que realmente o MST promove e quais sáo seus verdadeiros objetivos. Podemos concluir que a mídia interfere – e muito – nas relações das pessoas com esse público e dificulta o entendimento dos porquês de suas atividades militantes. Com a convivência mais consolidada e atividades mais ligadas aos integrantes do movimento, percebemos que o que ele busca náo é o que a mídia transmite, pessoas problemáticas, que invadem terras e lutam praticamente em guerra com os produtores e donos de terra, mas sim sáo pessoas que lutam socialmente por uma causa necessária à populaçáo brasileira que é a Reforma Agrária. Devido à mudança de pensamento e visáo quanto aos trabalhos sociais exercidos pelos militantes, nós, acadêmicos, tivemos uma melhor compreensáo do que é realmente o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

Palavras-chave: Educaçáo Ambiental. MST. TEIA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

NOGUEIRA, P. V.; ROSA, J. K. L. A DESMISTIFICAÇíO DAS AÇÕES DO MST (MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA) ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EDUCAÇíO AMBIENTAL DA UNIFAL-MG. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1382. Acesso em: 26 abr. 2024.