NATUREZA E MEIO AMBIENTE: QUAL A CONCEPÇíO DE CRIANÇAS INTEGRANTES DO MST SOBRE ESSES TEMAS?

Autores

  • Bruno Roberto Ribeiro
  • Mariana Isadoro Silva

Resumo

RESUMO

Conhecida por seu engajamento político, a educaçáo ambiental contribui significantemente para a construçáo de uma sociedade justa, sustentável e democrática. É a isto que se propõe este projeto, intitulado Tecendo Múltiplos Olhares e Práticas Socioambientais (TEIA), vinculado ao Programa Semeando Saúde, da Universidade Federal de Alfenas/MG. Ele foi realizado com crianças de 5 a 15 anos do Assentamento Primeiro do Sul, em Campo de Meio/ MG. Foi realizada uma oficina com o intuito de avaliar qual a concepçáo e as principais diferenças entre Natureza e Meio Ambiente que as crianças possuem. Tal oficina consistiu na elaboraçáo de dois cartazes, nos quais as crianças, após divididas em grupos de acordo com a idade, deveriam retratar suas concepções de Natureza e Meio Ambiente. Para a realizaçáo da atividade, elas utilizaram materiais encontrados no próprio ambiente, como folhas, algodáo e sementes, além de elas próprias terem confeccionado as tintas utilizadas. Através dessa oficina foi possível constatar claras diferenças na percepçáo das crianças em relaçáo aos dois temas. Para elas, a Natureza é idealizada, intocada, um lugar onde náo há a presença do homem. O plantio é visto como parte da Natureza, pois o homem usufrui de seus benefícios sem destruí-la, o que mostra uma valorizaçáo do trabalho humano e uma relaçáo de subsistência e interaçáo homem-terra. Entretanto, o Meio Ambiente é tido como um local muitas vezes destruído pela açáo antrópica, na qual o homem transforma e domina a natureza.

Palavras-chave: Natureza. Meio Ambiente. MST.  

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Publicado

31-01-2012

Como Citar

RIBEIRO, B. R.; SILVA, M. I. NATUREZA E MEIO AMBIENTE: QUAL A CONCEPÇíO DE CRIANÇAS INTEGRANTES DO MST SOBRE ESSES TEMAS?. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1383. Acesso em: 29 mar. 2024.