RETRATO DA EDUCAÇíO NíO FORMAL EM DUAS ESCOLAS ABERTAS DE NATAL/RN

Autores

  • Igor Jefferson Cabral Araújo
  • Paulo Thiago da Costa Silva
  • Marcela Gomes da Silva
  • Marciano Furukawa
  • Maria Carolina Burgos Costa
  • Fabiana Vilella da Motta

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em duas Escolas Abertas de Natal/RN: Escola Estadual Uniáo do Povo e Escola Estadual Profa. Maria Queiroz. O objetivo de nossa açáo é diagnosticar a relaçáo estabelecida entre escolas e comunidades, com o intuito de avaliar os êxitos obtidos pelas variadas formas de intervençáo no âmbito da Educaçáo Náo Formal. A metodologia utilizada para o levantamento dos dados foi o questionário e a realizaçáo de entrevistas semiestruturadas, a fim de traçarmos o perfil econômico e sociocultural do público-alvo beneficiado pelo Programa Escola Aberta. Os resultados alcançados permitem: (a) avaliar a pertinência dos temas trabalhados quanto à realidade vivenciada nas comunidades; (b) analisar a contribuiçáo dos diálogos entre a Universidade e as Comunidades populares no que se refere à troca de saberes e a melhoria da qualidade de vida; (c) identificar a existência ou náo de progresso no desenvolvimento humano dos indivíduos assistidos.

 

Palavras-chave: Escola Aberta. Educaçáo Náo Formal. Retrato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

ARAÚJO, I. J. C.; SILVA, P. T. da C.; DA SILVA, M. G.; FURUKAWA, M.; COSTA, M. C. B.; DA MOTTA, F. V. RETRATO DA EDUCAÇíO NíO FORMAL EM DUAS ESCOLAS ABERTAS DE NATAL/RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1385. Acesso em: 14 nov. 2024.