RETRATO DA EDUCAÇíO NíO FORMAL EM DUAS ESCOLAS ABERTAS DE NATAL/RN
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em duas Escolas Abertas de Natal/RN: Escola Estadual Uniáo do Povo e Escola Estadual Profa. Maria Queiroz. O objetivo de nossa açáo é diagnosticar a relaçáo estabelecida entre escolas e comunidades, com o intuito de avaliar os êxitos obtidos pelas variadas formas de intervençáo no âmbito da Educaçáo Náo Formal. A metodologia utilizada para o levantamento dos dados foi o questionário e a realizaçáo de entrevistas semiestruturadas, a fim de traçarmos o perfil econômico e sociocultural do público-alvo beneficiado pelo Programa Escola Aberta. Os resultados alcançados permitem: (a) avaliar a pertinência dos temas trabalhados quanto à realidade vivenciada nas comunidades; (b) analisar a contribuiçáo dos diálogos entre a Universidade e as Comunidades populares no que se refere à troca de saberes e a melhoria da qualidade de vida; (c) identificar a existência ou náo de progresso no desenvolvimento humano dos indivíduos assistidos.
Palavras-chave: Escola Aberta. Educaçáo Náo Formal. Retrato.