CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIFAL-MG

Autores

  • Glenda Pessoa Lacerda
  • Maria de Fátima Sant'Anna

Resumo

Com a proposta de democratizaçáo do acesso à universidade pública, o curso pré-vestibular da Unifal-MG, elaborado e implantado pela Pró-Reitoria de Extensáo, existe desde o ano de 2000.  A ideia surgiu da necessidade de oferecer aos jovens oriundos da educaçáo básica, com formaçáo deficitária para o ingresso imediato no ensino superior e sem meios para custear um curso preparatório, a  possibilidade de uma concorrência justa nos concursos vestibulares. Concomitantemente o projeto contribui para a qualificaçáo profissional na área de docência dos acadêmicos dos cursos de graduaçáo da instituiçáo responsáveis por ministrar as aulas. Para o andamento do projeto, o curso pré-vestibular conta com um coordenador geral e professores, graduandos da  Unifal-MG, selecionados por meio de  análise de  currículo e  entrevista com a  pedagoga  da  universidade.  Uma taxa mensal simbólica é recolhida dos alunos para o custeio do material didático e  a bolsa do professor. Paralelamente às atividades normais de sala, sáo também oferecidas atividades extraclasses, como palestras, orientaçáo vocacional, visita aos laboratórios da universidade, participaçáo em torneios esportivos promovidos dentro do campus. Em 2010, 35 alunos do curso pré-vestibular conseguiram êxito no processo seletivo para os cursos da Unifal-MG. Pelos dados registrados nesses  anos de funcionamento, conclui-se que o projeto do curso pré-vestibular evoluiu e tem contribuído na promoçáo e inclusáo social; ressaltamos, por exemplo, o caso de um ex-aluno do curso que ingressou na  Unifal-MG e hoje  atua como  professor  no  próprio projeto.

 

Palavras-chave: Processo seletivo. Curso preparatório. Inclusáo. Educaçáo básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

LACERDA, G. P.; SANT’ANNA, M. de F. CURSO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIFAL-MG. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1387. Acesso em: 21 nov. 2024.