IDENTIFICAÇíO E CLASSIFICAÇíO DOS SEDIMENTOS BIOGÊNICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DA FOLHA TOUROS/RN COMO UMA FERRAMENTA EDUCATIVA SOBRE O AMBIENTE GEOLOGICO MARINHO

Autores

  • Alanny C. Costa Melo
  • Vinícius Nóbrega Viana
  • Ricardo Farias Amaral

Resumo

RESUMO

 

Os recifes de corais ocorrem em águas pouco profundas, relativamente quentes e transparentes sendo formados por camadas muito finas de carbonato de cálcio provindo de sedimentos biogênicos de origem carbonática que foram depositados ao longo de anos. A área de estudo é a plataforma continental na porçáo nordeste do Rio Grande do Norte, os sedimentos foram coletados no âmbito do Programa Geologia do Brasil, projeto Plataforma Rasa (Serviço Geológico do Brasil – CPRM/Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) e conta com apoio financeiro da Pró-Reitoria de pesquisa. Foram utilizadas duzentas amostras de sedimentos de fundo coletadas com o uso de uma draga tipo “van veen” em malha regular com espaçamento de um quilômetro. Esses sedimentos foram processados no Laboratório de Sedimentologia (LABSED) da UFRN, sendo suas frações separadas em diâmetros entre 1 e 4 mm. No Laboratório de Estudos Geoambientais (LEGEO), os sedimentos foram fotografados com uma lupa digital de resoluçáo de 1.3MB, identificados e classificados utilizando-se o programa de manipulaçáo de dados espaciais Quantun GIS. Como resultado desses esforços, tem-se um banco de dados com relatórios, gráficos e tabelas quantitativas e qualitativas dos sedimentos biogênicos da plataforma continental, que será utilizado na elaboraçáo de cartilhas e painéis educativos sobre o ambiente geológico marinho, bem como em atividades de educaçáo e conscientizaçáo ambiental nas comunidades do entorno da Área de Proteçáo Ambiental dos Recifes de Corais.

Palavras-chave: Plataforma Continental. Recife de Corais. Sedimentos Biogênicos. Meio Ambiente. Conservaçáo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

MELO, A. C. C.; VIANA, V. N.; AMARAL, R. F. IDENTIFICAÇíO E CLASSIFICAÇíO DOS SEDIMENTOS BIOGÊNICOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DA FOLHA TOUROS/RN COMO UMA FERRAMENTA EDUCATIVA SOBRE O AMBIENTE GEOLOGICO MARINHO. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1388. Acesso em: 28 mar. 2024.