GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Autores

  • Suely Xavier dos Santos

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de um diagnóstico organizacional realizado numa Escola Municipal de Natal que funciona há 10 anos nas instalações da Universidade Potiguar – UnP. O diagnóstico fez parte das ações de um Projeto de Extensáo do Curso de Graduaçáo em Administraçáo. A metodologia utilizada para o diagnóstico teve como base uma análise SWOT, ferramenta utilizada para avaliar cenários ou ambientes e identificar forças e fraquezas, oportunidades e ameaças na área de gestáo. A  metodologia se utilizou de questionários e entrevistas envolvendo a Direçáo, a Coordenaçáo Pedagógica, o corpo Docente e os Colaboradores da Escola. Com base nas informações levantadas, foi elaborada uma proposta técnica de melhoria para as áreas Organizacional, Administrativa, de Recursos Humanos e Comunicaçáo e Marketing da escola, envolvendo as atividades de comunicaçáo visual para as áreas de trabalho; workshop para professores; cursos de capacitaçáo para os colaboradores; palestras para os alunos; reuniões e oficinas para os pais dos alunos. Essas ações resultaram em melhoria na gestáo administrativa e de RH; valorizaçáo do profissional docente; conscientizaçáo empreendedora para os alunos e maior entendimento sobre temas transversais; maior interaçáo das famílias com a escola; mudança de postura dos colaboradores, melhoria nas relações interpessoais e na qualidade do atendimento. O projeto de extensáo teve duraçáo de dois anos (2008 e 2009) e culminou com o desenvolvimento de um modelo de gestáo para a escola baseado no Modelo de Excelência em Gestáo (MEG) da Fundaçáo Nacional para a Qualidade. Esse modelo foi entregue à Escola como um projeto piloto e, a  partir dos resultados, poderá ser levado a outras escolas públicas de Natal.

 

Palavras-chave: Diagnóstico. Gestáo. Escola Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

31-01-2012

Como Citar

DOS SANTOS, S. X. GESTíO EMPREENDEDORA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA DA UNP NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1389. Acesso em: 22 dez. 2024.