BRINCANDO E APRENDENDO SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM
Resumo
RESUMO
Sabe-se que o cuidado de enfermagem é dirigido à promoçáo, manutençáo e restauraçáo da saúde, o que contribui para a reinserçáo do indivíduo na vida social, tem-se, dessa forma, a educaçáo para a saúde como um propósito de levar a informaçáo necessária ao paciente, conduzindo-o ao autocuidado. A escola constitui um espaço ideal para fortalecer a implantaçáo de “sementes” para o crescimento e o desenvolvimento desse autocuidado. Objetivos: Despertar o interesse das crianças, de 04 a 06 anos de idade de ambos os sexos, assistidas por uma escola-creche localizada no subúrbio da cidade de Juiz de Fora/MG, para assuntos relacionados à saúde e ensinar a prática de hábitos saudáveis, colaborando, assim, para a melhoria da sua qualidade de vida e de seus familiares. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensáo realizado por acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, que semanalmente fazem reuniões com as crianças para abordar temas de educaçáo em saúde através de fantoches, cartazes, apresentações teatrais, músicas, vídeos animados e outras atividades que constituem meios lúdicos e prazerosos de aprendizagem. Os resultados náo podem ser quantificados, porém observa-se que os objetivos sáo alcançados devido à participaçáo das crianças, que relembram fatos discutidos em encontros anteriores, aos relatos das funcionárias e dos pais em relaçáo às atitudes desenvolvidas pelas crianças após os encontros. O trabalho tem mostrado ainda que ações desse tipo reforçam o elo entre os profissionais de saúde e a comunidade, elo este que cabe também à Enfermagem – criar e fundamentar.