CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALOGANDO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Dulce Batista dos Santos
  • Jullyani Queirós Santos
  • Akemi Iwata Monteiro

Resumo

RESUMO

 

A frequência de criança nas instituições de educaçáo infantil está associada à maior incidência de adoecimento em decorrência da exposiçáo a agentes infecciosos, confinamento e aglomeraçáo. Todos esses riscos sáo ponderados ao considerar os ganhos de desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitiva, ética, estética e emocional, que sáo o objetivo desse nível da educaçáo. Desse modo, o desenvolvimento de ações de promoçáo à saúde e educaçáo em saúde sáo pressupostos necessários às boas condições de funcionamento da instituiçáo e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis das crianças nesses espaços. Este trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades enfrentadas por profissionais da educaçáo infantil para a promoçáo à saúde da criança. Trata-se de um estudo descritivo desenvolvido pelo método da pesquisa-açáo em um Centro de Educaçáo Infantil do bairro de Cidade Nova, Natal- RN. Participaram das ações 14 profissionais, incluindo educadores, manipuladores de alimentos, auxiliares de limpeza e diretores da instituiçáo. As dificuldades apontadas pelos profissionais perpassam a falta de conhecimento sobre as doenças da infância e como proceder quando a criança adoece na escola e a realizaçáo dos controles para evitar a transmissáo desses problemas; além da falta de procedimentos padronizados de higiene do ambiente. Outro fator apontado foi a dificuldade em lidar com os pais que náo compreendem as regras da instituiçáo e negligenciam os cuidados aos seus filhos, transmitindo suas responsabilidades aos educadores; e o desconhecimento sobre os primeiros socorros à criança. Os profissionais sugeriram o desenvolvimento de cursos nos quais essas problemáticas sejam discutidas na busca de estratégias que proporcionem um funcionamento mais saudável.

Palavras-chave: Promoçáo da saúde. Cuidado da criança. Educaçáo Infantil.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

21-12-2011

Como Citar

SANTOS, A. D. B. dos; SANTOS, J. Q.; MONTEIRO, A. I. CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIALOGANDO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1433. Acesso em: 19 abr. 2024.