O EFEITO DA CRIOPRESERVAÇÃO NAS CÉLULAS MESENQUIMAIS INDIFERENCIADAS DO LIGAMENTO PERIODONTAL DE HUMANOS

Autores

  • Rodrigo Gadelha Vasconcelos
  • Marcelo Gadelha Vasconcelos
  • Lélia Maria Guedes Queiroz
  • Carlos Augusto Galvão Barboza

Resumo

Introduçáo: A criopreservaçáo é um processo onde células ou tecidos biológicos sáo preservados através de temperaturas muito baixas e objetiva cessar reversivelmente, todas as funções biológicas dos tecidos. Objetivo: O trabalho se propôs avaliar in vitro a influência da criopreservaçáo nas células mesenquimais indiferenciadas do ligamento periodontal de dentes humanos. Métodos: Utilizou-se 6 dentes sadios os quais tiveram as células removidas e cultivadas em meio de cultura α-MEM contendo antibióticos e suplementado com 15% de FBS, em atmosfera úmida com 5% de CO2 a 37º C. As células isoladas foram divididas em dois grupos: Grupo I – cultivo celular imediato e Grupo II – criopreservaçáo celular, durante um período de 30 dias. Os índices de adesáo e proliferaçáo celular foram realizados através das contagens das células aderidas às superfícies dos poços de cultivo celular, em intervalos de 24, 48 e 72 horas. O número de células em cada poço foi obtido pela contagem das células viáveis. A diferença entre os grupos para cada um dos tempos foi analisada pelo teste de Wilcoxon. Para cada um dos grupos, utilizou-se o teste de Friedman para verificar a existência de diferença entre os tempos e, quando ela existiu, foi aplicado o teste de Wilcoxon com penalizaçáo. Resultados: Os resultados mostraram que náo houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Conclusáo: A criopreservaçáo náo exerceu influência no tipo celular estudado, podendo representar uma alternativa viável para futuros estudos em regeneraçáo tecidual.

 

Palavras-chaves: criopreservaçáo; cultura de células; dentes; ligamento periodontal; células mesenquimais indiferenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

09-03-2012

Como Citar

VASCONCELOS, R. G.; VASCONCELOS, M. G.; QUEIROZ, L. M. G.; BARBOZA, C. A. G. O EFEITO DA CRIOPRESERVAÇÃO NAS CÉLULAS MESENQUIMAIS INDIFERENCIADAS DO LIGAMENTO PERIODONTAL DE HUMANOS. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1584. Acesso em: 24 abr. 2024.