ASSOCIAÇÃO ENTRE ANSIEDADE, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE GERAL E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Samuel Eleutério Paiva Sousa
  • Cibele Oliveira de Melo Rocha
  • Camila Maria Bastos Machado
  • Gustavo Augusto Seabra Barbosa

Resumo

Introduçáo: Múltiplos fatores, entre eles os oclusais e emocionais, podem levar ao desequilíbrio funcional do aparelho estomatognático ou da biomecânica da articulaçáo temporomandibular, e predispor às Disfunções temporomandibulares(DTMs). Objetivo: O objetivo do estudo é verificar a prevalência de DTM no curso de Odontologia da UFRN e avaliar a qualidade de vida, ansiedade e saúde geral desses estudantes. Métodos: 90 alunos foram selecionados e avaliados por meio de três questionários para quantificar o nível de ansiedade (IDATE–Índice de Ansiedade Traço-Estado); saúde geral (Questionário de Saúde Geral–QSG) e qualidade de vida (WHOQOL). O Protocolo de Fonseca foi aplicado para diagnosticar a presença e o grau de disfunçáo. 58,9% dos alunos apresentaram DTM. Resultados: Entre os indicadores de saúde geral, alterações referentes ao sono (p=0,003) e os distúrbios psicossomáticos (p=0,048) apresentaram relaçáo estatisticamente significativa com os diferentes graus de DTM, e os indicadores estresse psíquico (p=0,007), desconfiança no desempenho (p=0,005) e distúrbios psicossomáticos (p=0,002) apresentaram uma relaçáo estatisticamente significativa com a presença de DTM. Quanto à associaçáo entre qualidade de vida e DTM, houve associaçáo estatisticamente significativa entre o domínio "psicológico" e a presença de DTM (p=0,004). Conclusáo: Conclui-se, além da alta prevalência de DTM, que alguns domínios psicológicos sáo importantes indicadores psicossociais associados à presença e os diferentes graus de severidade de DTM.

Palavras-chave: transtornos da articulaçáo temporomandibular; ansiedade; qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

09-03-2012

Como Citar

SOUSA, S. E. P.; ROCHA, C. O. de M.; MACHADO, C. M. B.; BARBOSA, G. A. S. ASSOCIAÇÃO ENTRE ANSIEDADE, QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE GERAL E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR EM ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1591. Acesso em: 26 abr. 2024.