ACIDENTES OCUPACIONAIS: PREVALÊNCIA DE AGRAVOS E NOTIFICAÇÕES EM CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL-RN

Autores

  • Shenia Eliane do Rêgo Carneiro
  • Sumaia Austregesilo Nogueira
  • Andressa da Rocha Medeiros
  • Iris do Céu Clara Costa

Resumo

Introduçáo: Durante a prática clínica, o cirurgiáo-dentista se expõe a diversos microorganismos responsáveis por doenças infecto-contagiosas como as hepatites e AIDS, dentre tantas outras por falta de atençáo, negligência ou despreparo dos profissionais em relaçáo ao uso de medidas de precauções universais, que reduzem a possibilidade da ocorrência de danos. Assim, os acidentes de trabalho sáo freqüentes devido à constante manipulaçáo de objetos cortantes e pontiagudos e uso de motores de alta rotaçáo. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi determinar a prevalência de acidentes de trabalho com exposiçáo à material biológico em cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal da Rede SUS na cidade de Natal-RN. Métodos: Autorizado pelo CEP-HUOL sob o nº 361/09. Os dados foram coletados através de questionários respondidos por 82 cirurgiões-dentistas e 73 auxiliares em saúde bucal. Resultados: Dos participantes, 85,9% dos cirurgiões-dentistas e 85,7% dos auxiliares relataram ter recebido algum treinamento em biossegurança. Entre os anos de 2008 e 2009 12,8% dos cirurgiões-dentistas e 18,3% dos auxiliares sofreram acidentes de trabalho com exposiçáo a materiais biológicos. Desses, os mais envolvidos em acidentes foram sangue e saliva. Conclusáo: Espera-se que os resultados obtidos com essa pesquisa possam subsidiar reflexões sobre segurança e qualidade de vida no ambiente odontológico, bem como sejam incorporadas pelas instituições e profissionais de saúde, proporcionando menos riscos à saúde do trabalhador.

 

Palavras-Chave: odontólogos; notificaçáo de acidentes de trabalho; sangue; saliva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

09-03-2012

Como Citar

CARNEIRO, S. E. do R.; NOGUEIRA, S. A.; MEDEIROS, A. da R.; COSTA, I. do C. C. ACIDENTES OCUPACIONAIS: PREVALÊNCIA DE AGRAVOS E NOTIFICAÇÕES EM CIRURGIÕES-DENTISTAS DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE DE NATAL-RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1598. Acesso em: 29 mar. 2024.