A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE CIRURGIÕES-DENTISTAS E TÉCNICOS DE LABORATÓRIOS: A CHAVE DO SUCESSO EM REABILITAÇÃO ORAL

Autores

  • Salomão Israel Monteiro Lourenço Queiroz
  • Marcelo Gadelha Vasconcelos
  • Rodrigo Gadelha Vasconcelos
  • Antônio Ricardo Calazans Duarte

Resumo

Introduçáo: O tratamento protético exige competência de cada membro da equipe de profissionais, que incluí o odontólogo e o técnico de laboratório. Cada membro desta equipe tem o dever de compreender suas responsabilidades, bem como os pacientes para que se possam assegurar bons resultados ao tratamento de escolha. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a qualidade e a importância da comunicaçáo entre os cirurgiões-dentistas e os técnicos em prótese dentária visando à busca constante da excelência para os pacientes em se tratando de reabilitaçáo oral. Conclusáo: O cirurgiáo-dentista e o protético deveriam prestar serviços em consenso, com respeito recíproco, para uma análise crítica em conjunto dos resultados. Além disso, o sucesso do tratamento protético representa um esforço da comunicaçáo clara e efetiva e da colaboraçáo entre o paciente, dentista e o protético. Como existem limitações específicas em várias opções de tratamento os pacientes precisam tomar decisões relativas ao seu tratamento com base na detalhada informaçáo apresentada pelo dentista. Assim sendo podemos concluir que dentistas e técnicos sáo parceiros dependentes na prestaçáo de cuidados protéticos e o desafio a estes náo é perfeiçáo, mas busca da excelência, para os pacientes.

 

Palavras-chave: dentista; laboratório; comunicaçáo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

09-03-2012

Como Citar

QUEIROZ, S. I. M. L.; VASCONCELOS, M. G.; VASCONCELOS, R. G.; DUARTE, A. R. C. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE CIRURGIÕES-DENTISTAS E TÉCNICOS DE LABORATÓRIOS: A CHAVE DO SUCESSO EM REABILITAÇÃO ORAL. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1601. Acesso em: 23 abr. 2024.