SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS E QUALIDADE DOS TRATAMENTOS PROTÉTICOS REALIZADOS NOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DA GRANDE NATAL – RN

Autores

  • Luciana Mayara dos Santos Rocha
  • Anna Paula Serêjo da Costa
  • Daniela Christina Gioppo
  • Maria Ângela Fernandes Ferreira

Resumo

Introduçáo: A qualidade dos tratamentos e o acolhimento correspondem a duas ferramentas essenciais para a criaçáo do vínculo entre profissional e paciente, refletindo de forma direta na satisfaçáo dos usuários em relaçáo a diversos serviços prestados. Objetivo: Destes modo, busca-se avaliar a satisfaçáo dos usuários e a qualidade dos tratamentos protéticos realizados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) da Grande Natal-RN. Métodos: Estudo transversal com os indivíduos que realizaram tratamento protético nos CEOs dos municípios da Grande Natal no período de 2007 a 2009. Os dados foram obtidos através de questionário, exame clínico da cavidade oral e da prótese dentária confeccionada. As variáveis sáo apresentadas de maneira descritiva por meio de números absolutos e proporções. A associaçáo entre as variáveis independentes e dependentes foi realizada pelo teste de associaçáo qui-quadrado e o teste exato de Fisher. Resultados: 233 próteses totais convencionais foram examinadas em 149 usuários. A qualidade técnica das próteses totais superiores foi tida como satisfatória na sua maioria (52,7%), enquanto que as próteses inferiores foram classificadas como insatisfatórias em 90,5% dos casos. A satisfaçáo com as próteses foi de 69,1% (N=103). A qualidade técnica das próteses superiores (p=0,041), bem como a retençáo (p=0,002) e a estabilidade (p<0,001) apresentaram associaçáo significativa com a satisfaçáo do usuário. Conclusões: Os CEOs vem cumprindo o seu papel de fornecer tratamento de média complexidade para a populaçáo de baixa renda, estando assim a maioria dos pacientes atendidos satisfeitos com as próteses totais convencionais confeccionadas.
Palavras chaves: Prótese dentária; satisfaçáo do paciente; avaliaçáo de serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

09-03-2012

Como Citar

ROCHA, L. M. dos S.; COSTA, A. P. S. da; GIOPPO, D. C.; FERREIRA, M. Ângela F. SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS E QUALIDADE DOS TRATAMENTOS PROTÉTICOS REALIZADOS NOS CENTROS DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DA GRANDE NATAL – RN. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1610. Acesso em: 22 dez. 2024.