TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA

Autores

  • Isaac Jordão de Souza Araújo
  • Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima

Resumo

Introduçáo: A metodologia de ensino à odontologia passou nos últimos anos, por diversas mudanças, dentre as quais pode se destacar a substituiçáo do modelo tradicional, em que se tinham disciplinas individualizadas que propunham formaçáo de profissionais com perfil especialista, pelo modelo atual que começa a vigorar em grande parte das universidades do país que traz a transdisciplinaridade como base do ensino, esse modelo, se destaca por formar profissionais com perfil generalista e com melhor qualidade de associaçáo de conteúdos, tendo assim maior capacidade para promover saúde aos pacientes. O modelo transdisciplinar se mostra essencial durante a formaçáo por expor aos alunos a necessidade de um pensamento organizador dentro das clinicas integradas, onde as ideias e conceitos de cada disciplina sáo úteis e necessárias, mas náo de forma individual e sim unidas e com uma visáo além fronteiras das mesmas, náo havendo assim uma divisáo entre elas. Conclusáo: O planejamento transdisciplinar em clinica integrada é dessa forma, extremamente necessário para o desenvolvimento da compreensáo e do olhar clinico dos futuros profissionais, pois este, náo traz simplesmente adiçáo de conteúdos e sim uma organizaçáo destes, de forma a terem nexo e ao se agregarem possam fazer do clinico um verdadeiro conhecedor das complexidades dos casos e podendo assim melhor tratar.
Palavras-chave: odontologia; transdisciplinaridade; clinicas integradas.

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Publicado

09-03-2012

Como Citar

ARAÚJO, I. J. de S.; LIMA, I. P. C. TRANSDISCIPLINARIDADE: FILOSOFIA E PRÁTICA NA OTIMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO AOS PACIENTES EM CLÍNICA INTEGRADA. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1613. Acesso em: 20 abr. 2024.