LIPODISTROFIA GENERALIZADA CONGÊNITA: UM RELATO DE CASO A CERCA DA CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL E PRESENÇA DE OCLUSOPATIAS EM TRÊS PORTADORES DA SÍNDROME

Autores

  • Annie Karoline Bezerra de Medeiros
  • Arthur Costa Rodrigues Farias
  • Kenio Costa de Lima
  • Hallissa Simplício Gomes Pereira

Resumo

Introduçáo: A Lipodistrofia Generalizada Congênita (LGC) corresponde a uma condiçáo bastante rara, caracterizada por diversas anormalidades metabólicas. Objetivo: O estudo consistiu em avaliar a condiçáo de saúde bucal e oclusáo dentária de três pessoas com 12, 15 e 17 anos de idade portadores da síndrome de Berardinelli-Seip ou LGC, residentes no Rio Grande do Norte, Brasil. Método: A avaliaçáo se deu por meio da utilizaçáo do índice CPO-D, avaliaçáo de traumatismo dentário, grau de edentulismo/uso de prótese, condiçáo periodontal e condiçáo de oclusáo dentária, utilizando o DAI, preconizados pelo Projeto SBBrasil 2010. Resultados: Os resultados obtidos nos mostram que o CPO-D médio foi igual a 7, variando entre valores de 0 (zero) a 17. A média de dentes cariados correspondeu a 1 e a média de dentes obturados correspondeu a 5,6, em que o máximo foi de 16 dentes obturados. Foi verificado ausência de traumatismo dentário e uso de prótese. A prevalência de sangramento gengival foi relativamente alta (88,8% dos sextantes avaliados), associada a ausência de bolsas periodontais. Quanto a avaliaçáo de oclusáo, uma participante apresentou uma má oclusáo definida, com necessidade de tratamento eletivo (DAI = 29) e as outras duas participantes apresentaram má oclusáo severa (DAI = 32; DAI = 34). MAA e mordida cruzada anterior também se fizeram presentes. Conclusáo: Portanto, a condiçáo periodontal apresenta-se deficiente, caracterizada pela presença do sangramento gengival na maior parte dos sítios avaliados e presença de oclusopatias definidas e severas.

 

Palavras-chave: lipodistrofia; saúde bucal; periodontia; má oclusáo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

09-03-2012

Como Citar

MEDEIROS, A. K. B. de; FARIAS, A. C. R.; LIMA, K. C. de; PEREIRA, H. S. G. LIPODISTROFIA GENERALIZADA CONGÊNITA: UM RELATO DE CASO A CERCA DA CONDIÇÃO DE SAÚDE BUCAL E PRESENÇA DE OCLUSOPATIAS EM TRÊS PORTADORES DA SÍNDROME. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 4, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1615. Acesso em: 26 abr. 2024.